Polícia

As operações da Ficco para enfrentar o tráfico de drogas no Estado do Acre

Na quarta-feira passada (4/12), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Acre (FICCO/AC) deflagrou a Operação Pente Fino (18ª fase) e a Operação Canto Cortado, em Rio Branco.

As investigações da 18ª fase da Operação Pente Fino tiveram início após informações indicarem que uma mulher estaria envolvida no recebimento de uma carga de entorpecentes, os quais seriam destinados à distribuição em Rio Branco. Após diligências, foi possível identificar o possível local de entrega da droga, sendo, portanto, solicitado reforço operacional da Polícia Militar do Acre, em que foi mobilizada a Companhia de Choque do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) para a ação.

A suspeita foi abordada no momento em que carregava uma sacola com 6 kg de entorpecentes. Além disso, foram apreendidas balanças de precisão e diversos materiais utilizados para o preparo e embalagem da droga para a comercialização.

Já na Operação Canto Cortado, que também contou com a participação de policiais da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil do Acre (DENARC), foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, em locais conhecidos pelo intenso comércio de entorpecentes. Na ocasião, dois indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

As investigações iniciaram após o recebimento de diversas denúncias sobre tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e ameaças em bairros de Rio Branco, o que possibilitou a obtenção de mandados judiciais junto à Vara Estadual do Juiz das Garantias do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.

Diante dos fatos, os investigados foram apresentados à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis, e poderão responder, na medida da responsabilidade de cada um, por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e por fazer parte de organização criminosa.

Vale destacar que ambos os trabalhos têm como objetivo principal o combate ao tráfico de drogas, ao comércio ilegal de armas de fogo e às organizações criminosas, e reafirmam o compromisso das forças de segurança pública em garantir a ordem e a proteção da sociedade.

A FICCO/AC é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Acre, Polícia Militar do Acre e Polícia Penal do Acre.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Acre, mais de 530 presos irão realizar o Enem PPL, exclusivo para detentos

Ao todo, 97.016 participantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas…

09/12/2024

Interessados em operar rádios comunitárias em 17 cidades do Acre têm até dia 13 de dezembro para enviar propostas

Fundações e associações interessadas em operar rádios comunitárias em 795 municípios de 21 estados brasileiros…

09/12/2024

Saída em massa de trabalhadores para outros Estados e alta informalidade são desafios para o mercado de trabalho no Acre, diz comércio

No estado do Acre, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo acompanha os…

09/12/2024

Botafogo campeão do Brasileirão 2024

Com o título do Brasileirão neste domingo, o Botafogo chegou à marca de R$ 245…

08/12/2024

Turismo de base comunitária transforma terras indígenas

Diante da emergência climática, o debate sobre formas de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia…

08/12/2024

Câncer do colo do útero: vacinação não cobre 43% do público-alvo no Acre

Em 20 anos, o câncer de colo de útero pode se tornar doença residual no…

08/12/2024