Rio Branco, capital do Acre, lidera o ranking das capitais brasileiras que mais perderam área verde nos últimos 20 anos. A conclusão é de um levantamento realizado pelo MapBiomas, divulgado em 8 de novembro.
O estudo revela que Rio Branco registrou uma queda superior a 10% na cobertura de vegetação urbana entre 2003 e 2023. Segundo o MapBiomas, em 2003, 43,3% da área urbana da capital era coberta por vegetação. Já em 2023, esse índice caiu para 32,8%.
Apesar da redução, o Acre se destaca positivamente em outro aspecto: está entre os estados com maior cobertura de vegetação em áreas urbanas do Brasil, ao lado do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão e Pará. Rio Branco, inclusive, mantém a liderança como a capital brasileira com a maior cobertura de vegetação urbana, superando Salvador, Vitória, Florianópolis e São Luís.
O levantamento reflete a necessidade de discutir estratégias de preservação e planejamento urbano, especialmente em cidades da Amazônia, onde o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação é crucial.
Um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, notou que algo estava errado em sua conta…
Por mais vantajoso que o mercado de carros usados seja, muitos sequer cogitam colocar um…
Um fenômeno conhecido como 'síndrome da luz amarela' tem sido observado em veículos mais rodados,…
Um funcionário de uma funerária localizada no Largo de Roma, em Salvador, foi vítima de…
É comum fã fazer alguma loucura por seu ídolo. No entanto, uma admiradora do DJ…
Um vendedor de espetinhos, identificado como Vinicius Magno Machado, dono do “Espetinho do Vini”, teve…