Fala-se muito em candidaturas para o governo, são muitas as simulações sobre cenários, mas quem fará o movimento principal nas pedras do tabuleiro do xadrez político, será a vice-governadora Mailza Assis. Ela pode assumir o governo com o afastamento do governador Gladson Cameli no início de 2026 para ser candidato ao Senado e não ser candidata, ficando até o fim do mandato; pode assumir o mandato de nove meses e ser candidata ao governo com a caneta que nomeia e demite na mão; ou não assumir o governo e ser candidata a deputada federal. São estes os cenários possíveis. Enquanto a vice-governadora Mailza não se pronunciar de forma oficial, sobre qual será o seu papel em 2026, tudo que se comentar sobre a sucessão estadual ficará no campo das especulações. Só depois de se saber qual é a sua decisão, é que será deflagrada a disputa pela cadeira ocupada pelo governador Gladson Cameli. É o quadro de 2026.
DESCARTADO, NEM TANTO..
Em toda declaração do prefeito Tião Bocalom sobre uma possível candidatura ao governo em 2026, este tem sido dúbio: -“Não vou me lançar candidato a governador, mas sou um soldado do partido. “É basicamente o reiterado nas falas sobre a hipótese. Traduzindo: se me chamarem, eu vou.
CANDIDATO CERTO
Quem deve ser candidato a deputado estadual em 2026, é o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes (PL), que se reelegeu com votação expressiva.
VICE NATURAL
Com a posse da vice-governadora Mailza Assis no mandato de governadora durante nove meses em 2026, por ser o presidente da ALEAC, o deputado Nicolau Júnior (PP) passará por lei a ser o seu substituto eventual. Nicolau é um nome falado tanto para vice nas chapas da Mailza como do senador Alan Rick (UB).
ILAÇÕES QUE CORREM
Uma outra tese que corre nos bastidores do poder é a de que Mailza não assumiria com o afastamento do governador Gladson para disputar o Senado; disputaria um mandato de federal; com Nicolau assumindo o governo e sendo candidato disputando o Palácio de Rio Branco no cargo. Mas tudo isso está na base do “se”, são meras ilações sem um fato de sustentação. Mas, como diz o samba da Mocidade Independente – “Sonhar \ não custa nada”.. Na política, costuma-se dizer que até boi voa.
NOME SIMPÁTICO
O nome da ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) é visto com muita simpatia pelos que orbitam mais próximo da candidatura ao governo do senador Alan Rick (UB). A conversa teria que passar antes por uma aproximação do Alan com o MDB.
FRANCA RECUPERAÇÃO
O ex-deputado federal Flaviano Melo (MDB) se encontra com um quadro de franca recuperação de sua saúde, é a notícia que chegou dos familiares.
FALTA DE NOMES
O PT terá que começar a trabalhar um quadro de candidatos de bom potencial de votos, para a formação de chapas de deputado estadual e deputado federal, para ajudar na candidatura de Jorge Viana (PT) ao Senado em 2026. O problema é que faltam nomes com densidade eleitoral. O PT não renovou e vive esse drama.
FORA DO JOGO
O PT vai ter que se contentar com a Federação formada com o PV e PCdoB, para a eleição de 2026. O MDB já descartou qualquer aliança com esses partidos, como na última eleição municipal. Cada um para seu lado. MDB e PT terminaram a campanha trocando tiros.
MUITO IMPROVÁVEL
Falando no MDB, é muito improvável que o partido tenha candidatos próprios para a próxima disputa do Senado e do Governo. O partido não tem quadros dispostos a entrar numa aventura política. Deve se limitar a formar chapas para deputado estadual e deputado federal. E tentar uma composição para indicar o vice de um dos candidatos a governador da direita. Esse deve ser o caminho do Glorioso do Dr. Ulysses Guimarães.
NÃO VAI QUERER ABRIR MÃO
Com 14 prefeitos eleitos na última disputa municipal, com bancadas fortes de deputados estaduais e federais, e estando no poder; o PP não vai querer abrir mão do partido ter candidato próprio para o governo.
COSME E DAMIÃO
AMBOS se afastaram, politicamente, por motivos considerados nada republicanos, depois da última eleição, na qual o Gladson Cameli disputou o governo e o Ney Amorim o Senado. Mas depois se reaproximaram; Ney ganhou uma secretaria para chamar de minha, e ambos voltaram a formar uma dupla de Cosme e Damião.
NÃO SUBESTIMEM O AMORIM
Ao fixar como ingresso um quilo de alimentos e brinquedos para assistir o jogo do Flamengo, na reabertura do estádio “Arena da Floresta”, o secretário Ney Amorim, pensou politicamente. Deve articular a distribuição do que foi arrecadado, numa grande festa popular, junto com o governador Gladson Cameli. Não subestimem a capacidade do Amorim. É uma forma de projetar seu nome novamente, visando a disputa de uma vaga de deputado federal em 2026.
EMENDAS COM TRANSPARÊNCIA
O senador Márcio Bittar (UB) disse ao BLOG não ser contra a decisão do ministro do STF, Flávio Dino, de exigir transparência na aplicação dos recursos das emendas parlamentares; e acha que o parlamento e o STF chegarão a um bom termo para que os montantes sejam liberados, para as obras do estado continuarem.
FATOS DISTINTOS
O federal Gerlen Diniz (PP) é um parlamentar ativo. Vamos ver se será um bom gestor na prefeitura de Sena Madureira. Parlamento e Executivo, são fatos distintos.
LULA LIDERA
Números divulgados ontem da pesquisa CNT\MDA mostram Lula liderando a disputa presidencial de 2026. No quesito espontânea, Lula tem 27% contra 20,4% de Bolsonaro (está inelegível).Tarcísio de Freitas tem 1,8%; Pablo Marçal 1,4%; Simone Tebet 1,1%. Lula lidera ainda em todos os cenários com outros candidatos da direita. Está longe de ser um retrato definitivo, mas mostra que o Lula será um nome forte na eleição presidencial. É o único nome viável da esquerda. A direita tem vários.
SONHO DO PP
O sonho do PP é ter uma chapa para deputado federal em 2026, com nomes de peso como Socorro Neri, Fernanda Hassem, Zezinho Barbary, Pedro Longo e José Adriano. Seria uma chapa altamente competitiva.
É BOM NÃO SUBESTIMAR
Nos três primeiros anos a sua administração era considerada um fiasco. Todos achavam que estava morto na disputa da PMRB. No último ano deu a volta por cima na sua gestão, fez as alianças que eram para fazer, e se reelegeu com uma votação disparada, sem contestação. Por isso, é bom não subestimar a capacidade política do prefeito Bocalom; ele chegar bem avaliado em 2026, e ser uma opção da direita no campo majoritário.
ALIANÇA COM ALAN
O REPUBLICANOS é aliado certo do senador Alan Rick (UB) na disputa do governo. O deputado federal Roberto Duarte, que preside o partido, já fez o anúncio. Deve buscar trazer para a aliança o MDB. O prefeito Bocalom já foi textual ao dizer não ter compromisso de apoio à candidatura de Alan. Acha que este não entrou para valer na sua campanha de reeleição.
FRASE MARCANTE
“Os detalhes são perigosos quando se está mentindo”. Grahan Greene.
Com objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico de Rio Branco, iniciou-se nesta quarta-feira, 13, no…
Escrever uma cartinha para o Papai Noel e receber o presente desejado é o sonho…
O Fórum Empresarial do Acre elaborou um Estudo Econômico com dados do Índice Nacional de…
A identidade do homem que morreu nas explosões registradas na área externa da Praça dos Três…
Isso você já sabe: todo o carro zero-quilômetro traz o manual do proprietário, informando tudo…
Um acidente impressionante assustou quem passou pela Rua Comissão do Vale, no bairro Piranga, na…