Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostraram que em setembro deste ano foram registradas mais de 6,9 milhões de companhias inadimplentes de todos os portes, sendo 6,5 milhões delas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A soma das dívidas negativadas desses negócios foi de 45,8 milhões cujo valor chegou em R$ 130,5 bilhões, maior número desde o início da série histórica. Em média, cada MPE inadimplente possuía 7 contas atrasadas. Veja abaixo o levantamento dos últimos 12 meses:
“Quando a economia enfrenta desafios, como altas taxas de juros e inflação, as micro e pequenas são as primeiras a sentir o impacto, pois têm menos margem de manobra para absorver choques econômicos. Além disso, elas enfrentam dificuldades adicionais, como acesso limitado a crédito e financiamento. Bancos e instituições financeiras tendem a ser mais cautelosos ao conceder empréstimos para esses negócios devido ao maior risco percebido. Isso cria um círculo vicioso em que a falta de acesso a capital impede o crescimento e a sustentabilidade dessas empresas, aumentando ainda mais a probabilidade de inadimplência”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Em setembro, 55,0% das MPEs inadimplentes eram do setor de “Serviços”, 37,1% do “Comércio”, 7,5% da “Indústria” e 0,4% de “Demais”, que englobam companhias dos segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor. Na visão por regiões, a avaliação do indicador mostrou que a maior parte das MPEs com CNPJs negativados eram do Sudeste (53,3%) e a menor parcela do Norte (5,5%). Confira a comparação completa no gráfico a seguir:
As Unidades Federativas (UFs) que lideraram o ranking com mais Micro e Pequenas Empresas inadimplentes foram São Paulo (2.207.002), Minas Gerais (577.519) e Rio de Janeiro (574.450). Abaixo, veja a lista completa:
Considerando o levantamento nacional de todos os portes, o total foi de mais de 6,9 milhões de empresas inadimplentes em setembro, ou seja, 32,7% de negócios existente no país. A somatória das dívidas atrasadas chegou em 50,6 milhões com valor total de R$ 151,9 bilhões, sendo a média de 7,3 débitos vencidos por CNPJ. Cerca de 56,0% dos negócios no vermelho eram do setor de “Serviços”. Confira os dados completos no gráfico e na tabela abaixo:
Na análise por segmentos nos quais os empreendimentos inadimplentes mais adquiriram suas dívidas, “Serviços” foi o que se destacou (30,9%). No gráfico abaixo está o levantamento completo, confira:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.
Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…
O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…
Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…
Um homem foi flagrado roubando um aparelho de som em uma loja do "Baianão" nesta…
O Papa Francisco divulgou na quarta-feira (20) ter aprovado uma série de mudanças relacionadas aos…
Pedestres que transitavam em uma calçada no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio…