Destaque

Grupo empresarial debate a facilitação do acesso ao crédito rural para produtores na Aleac

O coordenador do Grupo de Trabalho de Licenciamento Ambiental, Camilo Mendes, esteve na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta terça-feira, 5, para participar do debate sobre a facilitação do acesso ao crédito rural com a nova regulamentação ambiental.

Para o debate, o presidente Luiz Gonzaga e o primeiro-secretário, Nicolau Júnior, receberam os secretários de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, o secretário adjunto de Agricultura do Estado e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Edivan Azevedo, empresários, produtores, técnicos, representantes do Banco da Amazônia e do Sicredi, dentre outras autoridades.

O Fórum Empresarial do Acre discute, junto com o governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente (Imac), a Aleac, instituições bancárias, produtores, técnicos e demais representantes do setor, uma medida emergencial para tentar destravar o uso de crédito para os produtores rurais.

“Nesse momento, por exigências federais, alguns bancos passaram a fazer exigências de declarações ambientais dentro do estado que estão extrapolando a capacidade do Imac em atender a demanda”, explicou o coordenador.

Coordenador Camilo Mendes participou do debate na Aleac
Durante o encontro, representantes do Legislativo e Executivo anunciaram a publicação de uma portaria declarando que áreas rurais consolidadas estão em conformidade com as normas ambientais exigidas. A portaria promete dar mais agilidade ao processo e atender aos pequenos agricultores que, em grande parte, compõem a base produtiva do Estado.

Com a medida, agricultores poderão comprovar a regularidade ambiental de suas propriedades, facilitando a obtenção de crédito.

O deputado Luiz Gonzaga a decisão representa um passo importante no apoio aos agricultores familiares. “A parceria entre a Assembleia Legislativa e o governo do estado é fundamental para que possamos simplificar os processos e garantir que nossos pequenos produtores tenham acesso ao crédito que tanto necessitam”.

O presidente do Imac, André Hassem, destacou que a medida busca simplificar o processo, ao concentrar-se na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) sem a necessidade de cheques ou documentos adicionais que possam representar barreiras.

“O Imac irá regulamentar essa questão junto aos nossos parceiros do Banco da Amazônia e do Sicredi, permitindo que os pequenos agricultores, muitas vezes sem condições financeiras, possam cumprir os requisitos e acessar o crédito”.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Gata não gosta de visitas e fica às vigiando 24h e diverte web; assista o vídeo

Karolina Lopes junto com seu namorado foram visitar um amigo em outra cidade. Ele é…

22/11/2024

Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…

22/11/2024

Família revela os últimos momentos de Gugu Liberato em documentário

Lançado no PlayPlus nesta semana, o documentário Gugu, Simples Assim celebra a memória do apresentador…

22/11/2024

WhatsApp lança nova ferramenta que transcreve áudios; confira

Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…

22/11/2024

Rádio Senado lembra trajetória de Flaviano Melo, considerada maior liderança política do Acre

O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…

22/11/2024

VÍDEO: PMs são flagrados puxando mulheres pelos cabelos durante festa

Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…

22/11/2024