Destaque

Violência escolar: segurança pública do Acre lança aplicativo ‘Escola Segura’ e operação integrada ‘Hagnos’

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou o lançamento do aplicativo “Escola Segura” e a abertura da operação integrada “Hagnos”. Essas iniciativas têm como objetivo auxiliar na prevenção e no combate à violência nas escolas, utilizando ferramentas inovadoras para garantir a segurança dos estudantes. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 1°, na Sala de Situação da Sejusp.

O aplicativo “Escola Segura” é um instrumento essencial de comunicação direta entre a comunidade escolar e as forças de segurança. Com ele, professores, alunos e funcionários poderão acionar rapidamente as autoridades em situações de emergência, facilitando o registro de ocorrências e promovendo um ambiente escolar mais seguro e propício ao aprendizado. As escolas Berta Vieira de Andrade e Lourival Pinho são as escolas-piloto do projeto, e já estão com equipamento em funcionamento há cerca de 30 dias.

A operação “Hagnos” complementa essa iniciativa, integrando as ações dos órgãos de segurança pública na prevenção e repressão de crimes contra crianças e adolescentes. Com foco na proteção da infância e adolescência, a operação atuará em áreas estratégicas, embasada em dados e análises prévias, para concentrar esforços na segurança dos jovens. Os órgãos envolvidos na operação, em âmbito estadual, são o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE/AC), a Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PC), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), as secretarias municipais de Educação, centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), além de outros órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente.

O diretor operacional da Sejusp, Atahaulpa Ribeira destacou a importância da atuação da Segurança Pública na proteção das crianças e adolescentes: “Hoje, damos um passo significativo em direção à segurança nas nossas escolas. O aplicativo ‘Escola Segura’ representa uma nova era de comunicação entre a comunidade escolar e as forças de segurança. Ele permite que todos, desde alunos a professores, possam se sentir mais seguros e protegidos em seu ambiente de aprendizado. Além disso, a operação ‘Hagnos’ será fundamental para integrar nossos esforços na prevenção de crimes contra crianças e adolescentes. Juntos, estamos criando um sistema de proteção que prioriza a segurança dos nossos jovens e garante um futuro mais seguro para eles”.

O diretor de Tecnologia da Sejusp, Paulo Felipe, explicou como funciona o aplicativo: “O lançamento do aplicativo ‘Escola Segura’ é um marco importante em nossa abordagem tecnológica para a segurança pública. Com uma interface amigável e funcionalidades intuitivas, buscamos facilitar a comunicação em momentos críticos. Estamos comprometidos em utilizar a tecnologia para criar soluções que protejam nossas crianças e adolescentes. A integração com a operação ‘Hagnos’ permite que os dados sejam utilizados de forma eficaz para prevenir e responder a situações de risco. Acreditamos que, ao unir tecnologia e segurança, podemos transformar nossas escolas em ambientes mais seguros e acolhedores”.

Para o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Educação, Abrão Paes, a parceria entre Segurança e Educação reflete o compromisso do governo em promover a segurança nas escolas e o bem-estar das crianças e adolescentes, por meio de iniciativas que integram inovação e proteção.

“Essa parceria é muito importante para toda a comunidade escolar, pois aproxima a escola da Segurança Pública. Por intermédio desse aplicativo, certamente a resposta vai ser bem mais rápida. Eu tenho certeza que vamos ter sucesso e, com isso, coloco à disposição da Sejusp a Secretaria de Educação, que é parceira nesta ação”, disse.

Como funciona o aplicativo Escola Segura

Quando um gestor identifica uma situação emergencial, ele pode acionar o S.O.S Escola Segura com apenas um clique. Esse chamado é imediatamente enviado para a central do Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública. Assim que o chamado é iniciado, a localização é identificada e o usuário pode enviar fotos, vídeos e áudios para ajudar na avaliação da situação. Após o chamado, a viatura mais próxima do local é enviada para atender a ocorrência. Isso garante uma resposta rápida e eficaz em momentos críticos.

Operação ‘Hagnos’

No Acre, assim como em todo o Brasil, as estatísticas revelam uma realidade preocupante. No contexto do estado, foi realizada uma pesquisa acerca dos boletins de ocorrência envolvendo vítimas menores de 18 anos. Tal pesquisa, realizada na plataforma Sinesp-PPE, teve como filtro os boletins de ocorrência registrados e finalizados no período de 1/1/2024 a 17/9/2024. Os dados resultaram no registro de 2.275 ocorrências envolvendo vítimas menores de 18 anos, sendo 1091 em Rio Branco.

Neste contexto, o governo federal promove uma operação integrada nacional de combate a crimes de violência contra crianças e adolescentes, com o objetivo de reduzir significativamente a incidência de crimes violentos contra crianças e adolescentes no estado do Acre, garantindo a proteção integral e a promoção de seus direitos.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Cão farejador da PM encontra quase 7kg de drogas escondidos por suspeito em comércio de Rio Branco

Na tarde do dia 31 de outubro, a equipe da Companhia de Policiamento com Cães…

02/11/2024

Lois Arruda é empossado novo desembargador do Tribunal de Justiça do Acre

Em Sessão Solene, o Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) empossou…

02/11/2024

A necessária educação financeira nas escolas do Acre chega em parceria governo e empresariado

Com apoio do governo do Acre, a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do…

02/11/2024

Custo de produção, falta de mão-de-obra, burocracia… os gargalos da construção civil no Acre

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre reuniu, na tarde dessa quarta-feira, 30,…

02/11/2024

Mâncio Lima, Jordão e Rio Branco lideram desenvolvimento sustentável no Acre

Mâncio Lima é a cidade com melhor desenvolvimento sustentável do Acre, mostra o Índice de…

02/11/2024

Polícia Rodoviária Federal faz operações em Cruzeiro do Sul

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está com duas guarnições em Cruzeiro do Sul e realiza…

01/11/2024