Destaque

Acre cria Semana da Cultura Peruana e Boliviana para promover a integração com países vizinhos

A integração e intercâmbio entre o Acre e os países vizinhos, Peru e Bolívia, são uma realidade já consolidada com eventos importantes. Mas, visando ainda mais o fortalecimento dessas parcerias, o governador Gladson Cameli sancionou, em decreto nesta sexta-feira, 1º, a Lei nº 4.425, que institui a Semana da Cultura Peruana e Boliviana no estado.

A data será comemorada na última semana de julho, com o intuito de valorizar as tradições, costumes e manifestações culturais do povo peruano; fomentar o intercâmbio cultural, artístico e turístico entre o Acre, o Peru e Bolívia, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os povos; divulgar e incentivar o conhecimento da cultura peruana e boliviana entre os acreanos, por meio de atividades culturais, artísticas, gastronômicas, comércio, educacionais e esportivas; e estimular a realização de eventos, palestras, exposições, oficinas e demais atividades que celebrem e promovam a cultura peruana e boliviana no estado.

Intenção é fortalecer ainda mais intercâmbio entre os países. Foto: Jean Lopes/Emater
A programação pode ser feita em parceria com órgãos governamentais, instituições de ensino, entidades culturais, associações comunitárias, empresas e outras organizações que se interessarem em participar e colaborar com o evento.

O decreto estabelece, ainda, que o Poder Executivo deve regulamentar a lei estabelecendo diretrizes para a realização da “Semana da Cultura Peruana e Boliviana” e sua inclusão no calendário oficial de eventos do estado. A lei foi um projeto proposto pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre e entra em vigor a partir desta sexta-feira, 1°.

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, falou da importância dessa lei para disseminar conhecimento e também fortalecer laços entre as nacionalidades.

“A lei promove um intercâmbio cultural riquíssimo para os países que integram a tríplice fronteira, tendo o estado do Acre, na ponta brasileira, como porta de integração. Isso traz muitos benefícios para o nosso estado, desde a realização de exposições, palestras e atividades afins, além de promover a integração entre diversas instituições públicas e privadas e, sobretudo, fomentar a movimentação turística entre os três países. Então, a instituição da lei, bem como a inserção do evento no calendário oficial do Estado, com certeza trará resultados positivos e de boas relações com nossos vizinhos da fronteira”, pontuou.

Estado já tem criado exposições e eventos para esse intercâmbio entre os países. Foto: Jean Lopes/Emater
Em setembro deste ano, para estimular as relações comerciais com os países vizinhos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), montou o Espaço Internacional na Expoacre 2024, destinado aos mais de 40 empresários do Peru e Bolívia que expuseram diversos produtos no ramo do agronegócio, setor de alimentos, serviços ambientais e logística.

“Uma [estratégia] é o que nós chamamos do projeto de fortalecimento da rota interoceânica, e, dentro desse fortalecimento, o governo do Estado partiu para uma ação de criar um comitê inter-regional e o comitê transfronteiriço, envolvendo o Acre, Rondônia e estados do Peru e Bolívia. A outra ação tem sido a promoção de negócios, principalmente articulada pela Anac [Agência de Negócios do Acre], em que estamos trabalhando na realização de estandes de promoção dos negócios do Acre nos eventos”, disse o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

O representante da Andino Importação e Exportação, Alejandro Salinas, abordou durante o evento que as articulações de negócios estão sendo promovidas entre os países. “Estamos fazendo um trabalho com a Seict, sobre esse corredor interoceânico e esse comércio bilateral entre ambos os países. Então, a gente, do lado de cá, trabalha com o governo do Estado, e do lado de lá, com os governos de Cusco, Madre de Deus, Puno e algumas prefeituras. Então, esse trabalho inicialmente é para fomentar a venda de produtos de ambos os estados para os seus países vizinhos”, destacou.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Flaviano Melo não será sepultado, será semeado em boa terra!

Flaviano Flávio Batista de Melo faleceu, mas não o fez sozinho. Com ele, se foi…

21/11/2024

Enciclopédia atualiza biografia de Flaviano Melo; veja citações

A Wikipédia atualizou a biografia de Flaviano Melo, falecido nesta quarta-feira, 20 de novembro, em…

21/11/2024

Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 nomes são indiciados pela PF por tentativa de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no âmbito do inquérito…

21/11/2024

“Lei da Bíblia” aprovada em Rio Branco é inconstitucional, dizem Ministério Público e PGR

Uma representação pela propositura de ação direta de inconstitucionalidade perante o TJ/AC pela inconstitucionalidade material…

21/11/2024

Extremos climáticos e baixa concentração de oxigênio: as causas da mortandade de peixes no Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e…

21/11/2024

Dois são presos por tentar furtar cabos de internet em Epitaciolândia

Uma ação rápida da Polícia Militar de Epitaciolândia resultou na prisão de dois homens suspeitos…

21/11/2024