Uma nuvem com raios foi registrada, de forma acelerada, por uma moradora da cidade de São Mateus do Sul (PR), na noite da última terça-feira (29).
À CNN, Maria Pietrala comentou que o evento aconteceu “do nada”, após um dia de sol.
“Costumo fotografar o pôr do sol da varanda da minha casa. E por vezes já observei raios de lá também. Desta vez, foi algo incomum, muito intenso e “do nada”. O dia tinha sido bonito, de sol, naquela hora estava começando anoitecer, era por volta de 19h. De um lado o céu ainda estava um pouco claro, e do outro lado havia uma nuvem imensa com raios”, relata.
Ela destaca que começou a registrar o fenômeno para mostrar a quantidade de raios e a movimentação das nuvens. “Confesso que achei o fenômeno surpreendente e bonito, mas é claro que também dá um certo medo”, disse.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explica que o evento se trata de uma intensa atividade elétrica dentro de uma tempestade, o que é mais comum em tempestades severas.
Segundo o Simepar, correntes ascendentes e descendentes ocorrem dentro da nuvem de tempestade, o que colabora na produção de flocos de neve envoltos em gelo. A colisão desses flocos com gotículas de água e partículas de gelo provocam a criação de uma região carregada negativamente na base da nuvem e outra positiva no topo, formando os raios.
Fonte: CNN
Um vigilante foi agredido e teve o celular furtar por um homem na Unidade de…
Uma anta batizada com o nome de Chico surpreendeu um grupo de funcionários ao aparecer…
O atacante Lionel Messi afirmou em entrevista ao jornalista Fabrizio Romano que não pretende se…
Cabelos podem ser uma fonte de confiança, mas também carregam seus "fantasmas". Seja pela exposição…
Você já ouviu falar na "Manobra caranguejo"? Esse "truque" permite que os carros manobrem lateralmente,…
Lenda do boxe mundial, Mike Tyson se mostrou surpreso ao descobrir, na quarta-feira (30), sobre…