Dando continuidade às operações de busca de ilícitos e varredura da estrutura das unidades prisionais do Estado, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Polícia Penal e com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefrom), realizou nesta quinta-feira, 17, uma ação na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard.
Segundo o chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, participaram da ação cerca de 80 policiais: “Estamos empregados hoje com mais ou menos 80 servidores de todo o estado do Acre, em sua maioria policiais penais. O objetivo da missão de hoje é completar a unidade por inteiro, que nós possamos fazer uma revista geral em toda a Unidade Penitenciária do Quinari”, explicou ele.
Caio Borges, chefe do Departamento de Operações Penitenciárias (Deop), explicou que a operação visa garantir a retirada de quaisquer ilícitos, bem como verificar a estrutura dos prédios, para evitar possíveis fugas: “Estamos realizando aqui na Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard uma operação com o objetivo de retirada de ilícitos, verificação de estrutura para possíveis fugas. Nessa operação estão participando as nossas unidades especializadas, DPOE, DSOE, a DOC, junto com os próprios policiais penais da unidade. Também estão nos apoiando o Gefrom e a Ciopaer, assim mantendo a ordem e a disciplina nas unidades prisionais do Estado”.
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, participou da operação e ressaltou o trabalho integrado entre as forças de segurança: “Na manhã de hoje, estamos efetuando a entrada nas celas da penitenciária de Senador Guiomard. A intenção inicial é a retirada dos excessos do local de convivência dos apenados, realizar uma avaliação estrutural e ainda a apreensão dos objetos ilícitos que porventura venham a ser localizados”.
Para serem ainda mais eficazes em verificar toda a estrutura dos prédios, os policiais contaram com equipamento de imagem, uma câmera boroscópio, que consiste em um cabo longo com uma câmera na ponta e uma tela que permite os policiais verem locais que não conseguem acessar com facilidade.
Durante a operação, que começou pela manhã e se encerrou no fim da tarde desta quinta-feira, foram encontrados seis estoques, além de excessos que foram retirados para manter a organização e a segurança da unidade.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou nesta sexta-feira, 22, a Portaria…
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), em parceria com a Secretaria Municipal de…
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial…
A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (21) que voltou a oferecer a linha crédito…
Karolina Lopes junto com seu namorado foram visitar um amigo em outra cidade. Ele é…
O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…