Atualidade

Sono irregular durante a noite aumenta risco de diabetes, revela estudo

Pesquisadores de Boston, Massachusetts, e Manchester, Reino Unido, descobriram que a irregularidade no sono está associada ao risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Diabetes Care. Para investigar a ligação entre sono irregular e risco de diabetes, os pesquisadores utilizaram dados do UK Biobank, obtendo permissão para usar informações de 84.421 participantes neste estudo.

Os dados de sono foram obtidos através do uso de acelerômetros, dispositivos que captam níveis de atividade semelhantes a um relógio fitness, usados por sete dias entre 2013 e 2015.

Os participantes tinham idade média de 62 anos, e os pesquisadores também utilizaram dados genéticos do Biobank para calcular risco poligênico para diabetes, com base em variantes genéticas conhecidas para a condição.

Descobriu-se que participantes com uma variação na duração do sono de 31 a 45 minutos em relação à média, apresentavam um aumento de 15% no risco de diabetes, em comparação com aqueles cuja variação na duração do sono era de 30 minutos ou menos.

Aqueles com maior variabilidade, com uma variação na duração do sono de 91 minutos ou mais, apresentaram um aumento de 59% no risco, após ajustes para idade, sexo e raça.

Além disso, os pesquisadores analisaram diferenças na duração do sono de mais ou menos 60 minutos e encontraram um aumento de 34% no risco para aqueles com uma diferença superior a 60 minutos, que resultou em 11% após ajuste para estilo de vida, comorbidades, fatores ambientais e adiposidade.

Sono irregular está diretamente ligado a hábitos pouco saudáveis

Os autores não investigaram os mecanismos subjacentes à ligação encontrada neste estudo de coorte prospectivo, mas sugeriram que padrões irregulares de sono podem perturbar os ritmos circadianos, interferindo no metabolismo da glicose e reduzindo a sensibilidade à insulina.

Anteriormente, os pesquisadores examinaram que o cronotipo – propensão para o indivíduo dormir em um determinado momento durante um período de 24 horas – está ligado ao ritmo circadiano individual, que é afetado pelos níveis de luz, entre outros fatores.

Os pesquisadores também observaram que as pessoas que dormem mal eram mais propensas a relatar comportamentos de estilo de vida não saudáveis.

Terra
Compartilhe
Publicado por
Terra

Últimas Notícias

Operação prende bandos faccionados que tocavam o terror em Sena Madureira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial…

22/11/2024

Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros

A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (21) que voltou a oferecer a linha crédito…

22/11/2024

Gata não gosta de visitas e fica às vigiando 24h e diverte web; assista o vídeo

Karolina Lopes junto com seu namorado foram visitar um amigo em outra cidade. Ele é…

22/11/2024

Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…

22/11/2024

Família revela os últimos momentos de Gugu Liberato em documentário

Lançado no PlayPlus nesta semana, o documentário Gugu, Simples Assim celebra a memória do apresentador…

22/11/2024

WhatsApp lança nova ferramenta que transcreve áudios; confira

Foi lançada nesta quinta-feira (21) uma nova ferramenta do aplicativo de mensagens WhatsApp. Nela, agora…

22/11/2024