Atualidade

Sono irregular durante a noite aumenta risco de diabetes, revela estudo

Pesquisadores de Boston, Massachusetts, e Manchester, Reino Unido, descobriram que a irregularidade no sono está associada ao risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Diabetes Care. Para investigar a ligação entre sono irregular e risco de diabetes, os pesquisadores utilizaram dados do UK Biobank, obtendo permissão para usar informações de 84.421 participantes neste estudo.

Os dados de sono foram obtidos através do uso de acelerômetros, dispositivos que captam níveis de atividade semelhantes a um relógio fitness, usados por sete dias entre 2013 e 2015.

Os participantes tinham idade média de 62 anos, e os pesquisadores também utilizaram dados genéticos do Biobank para calcular risco poligênico para diabetes, com base em variantes genéticas conhecidas para a condição.

Descobriu-se que participantes com uma variação na duração do sono de 31 a 45 minutos em relação à média, apresentavam um aumento de 15% no risco de diabetes, em comparação com aqueles cuja variação na duração do sono era de 30 minutos ou menos.

Aqueles com maior variabilidade, com uma variação na duração do sono de 91 minutos ou mais, apresentaram um aumento de 59% no risco, após ajustes para idade, sexo e raça.

Além disso, os pesquisadores analisaram diferenças na duração do sono de mais ou menos 60 minutos e encontraram um aumento de 34% no risco para aqueles com uma diferença superior a 60 minutos, que resultou em 11% após ajuste para estilo de vida, comorbidades, fatores ambientais e adiposidade.

Sono irregular está diretamente ligado a hábitos pouco saudáveis

Os autores não investigaram os mecanismos subjacentes à ligação encontrada neste estudo de coorte prospectivo, mas sugeriram que padrões irregulares de sono podem perturbar os ritmos circadianos, interferindo no metabolismo da glicose e reduzindo a sensibilidade à insulina.

Anteriormente, os pesquisadores examinaram que o cronotipo – propensão para o indivíduo dormir em um determinado momento durante um período de 24 horas – está ligado ao ritmo circadiano individual, que é afetado pelos níveis de luz, entre outros fatores.

Os pesquisadores também observaram que as pessoas que dormem mal eram mais propensas a relatar comportamentos de estilo de vida não saudáveis.

Terra
Compartilhe
Publicado por
Terra

Últimas Notícias

Paysandu vira sobre o Guarani e se afasta do Z-4 da Série B: 2 a 1

Em partida que teve transmissão ao vivo da TV Brasil para todo o país, o…

16/09/2024

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou neste sábado (14),…

16/09/2024

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília desde o fim da…

16/09/2024

Eleições SP: Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate; veja vídeo

Do IG ---   José Luiz Datena , candidato à prefeito de São Paulo pelo PSDB , participou de uma…

16/09/2024

Judocas brasileiros terminam com cinco pódios em Grand Prix de Zagreb

O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de…

16/09/2024

Força Nacional do SUS reforça apoio ao Acre e Estados afetados por queimadas

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados…

16/09/2024