Atualidade

Como é o gigante porta-aviões nuclear dos EUA e por que ele está no Brasil?

Um caça F-35C Lightning II, que faz parte de um dos esquadrões do porta-aviões USS George Washington, fez um pouso de emergência na Base Aérea Naval de São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro.

O porta-aviões, que é um dos maiores navios de guerra do mundo, está no Brasil como parte de um exercício marítimo organizado pelos EUA.

Conheça o gigante porta-aviões USS George Washington

Lançado em 1990, o USS George Washington foi nomeado em homenagem ao primeiro presidente dos EUA. Segundo o site da Marinha norte-americana, a embarcação é o sexto porta-aviões com propulsão nuclear da classe Nimitz — que tem os maiores navios de guerra do mundo.

Embarcação possui 333 metros de comprimento. Na vertical, essa medida equivale a aproximadamente duas vezes o conhecido Edifício Itália, que tem 165 metros de altura e fica no centro de São Paulo. De largura e altura, navio tem 78 e 74 metros, respectivamente.

O porta-aviões USS George Washington tem 333 metros de comprimentoImagem: Reprodução / Instagram

 

Seu interior comporta dez pisos acima do convés e outros dez abaixo, interligados por mais de 50 escadas, de acordo com o jornal O Globo. A embarcação desloca cerca de 110 mil toneladas no mar.

Aviões, helicópteros e 6.000 pessoas. O USS George Washington tem capacidade para transportar 6.000 pessoas e 90 aeronaves, incluindo aviões e helicópteros — como os caças Lockheed Martin F-35C Lightning II e Boeing F/A-18F Super Hornet.

Navio é equipado com dois reatores nucleares, motores a diesel e turbinas a vapor. Os reatores geram energia para alimentar as quatro hélices que movimentam o navio, assim como o restante da embarcação

Lançadores de mísseis. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a embarcação também conta com um canhão de defesa aérea guiado por radar de 20 mm, um lançador de mísseis terra-ar Sea Sparrow e dois lançadores de mísseis RIM-116 Rolling Airframe.

Plano de manutenção. Embarcação voltou para os EUA em 2017, para passar por um processo de revisão e manutenção. Limitações orçamentárias e a pandemia atrasaram os planos, que só foram concluídos em maio de 2023. Ainda de acordo com O Globo, projeto teve um custo estimado de mais de US$ 2,8 bilhões (R$ 14,3 bilhões).

O gigante USS George Washington tem capacidade para transportar 90 aeronaves, incluindo aviões e helicópterosImagem: Reprodução / Instagram

Os porta-aviões são a peça central das forças navais dos EUA. Ainda segundo a Marinha norte-americana, a missão do USS George Washington é “conduzir operações de guerra aérea de porta-aviões e auxiliar no planejamento, controle, coordenação e integração de esquadrões aéreos”.

De acordo com a Embaixada dos EUA no Brasil, a última vez que o porta-aviões esteve em solo brasileiro foi em 2015, durante uma edição anterior da operação Southern Seas.

O que aconteceu

Pouso de emergência. Segundo o site Poder Naval, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II de um dos esquadrões do porta-aviões USS George Washington fez um pouso de emergência na Base Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

Falta de combustível. Ainda de acordo com o portal, a aeronave reportou “falta de combustível”. Após o ocorrido, o caça decolou e voltou para o porta-aviões.

O porta-aviões USS George Washington chegou ao Brasil nesta segunda-feira (20). Segundo a Embaixada dos EUA no Brasil, a passagem do gigante por águas brasileiras faz parte do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul dos EUA.

Esse exercício contará com intercâmbios de especialistas e compromissos com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Membros da Marinha brasileira farão parte da equipe internacional do navio.

A presença do F-35C no país é especialmente significativa, representando a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração voa no espaço aéreo brasileiro.

UOL
Compartilhe
Publicado por
UOL

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024