Atualidade

8 benefícios do limão para a saúde

Uma alimentação saudável não precisa ser complicada. Com escolhas simples e inteligentes, como adicionar frutas e vegetais frescos ao cardápio, você pode garantir uma dieta equilibrada, cheia de nutrientes e sabor. O limão, por exemplo, uma das frutas cítricas mais versáteis, pode ser um aliado em seu dia a dia.

Além do sabor refrescante, ele possui propriedades nutricionais que ajudam a reforçar o sistema imunológico, apoiar a digestão e manter a saúde cardiovascular. Por isso, conheça os oito principais benefícios do limão e descubra como essa fruta pode ser a chave para uma alimentação mais saudável!

1. Alto teor de vitamina C

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo nas células. A ingestão adequada desse nutriente melhora a função imunológica, reduz a inflamação e contribui para a saúde cardiovascular ao diminuir os níveis de colesterol ruim.

“A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, acrescenta a farmacêutica Luciana Rocha. Uma porção de 100 g de limão fornece cerca de 53 mg de vitamina C, ajudando a suprir boa parte da necessidade diária.

2. Propriedades antibacterianas e antifúngicas

O limão tem uma longa história de uso tradicional para o tratamento de infecções. “O limão é conhecido por ser uma rica fonte de vitamina C e por auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Porém, essa fruta também possui propriedades antibacterianas que melhoram sintomas da dor de garganta”, afirma a nutricionista Solange Ventura.

3. Efeito desintoxicante e digestivo

O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de bile no fígado, facilitando a digestão das gorduras e a eliminação de toxinas. Ainda, os flavonoides dessa fruta ajudam a promover a digestão saudável, estimulando a secreção de sucos gástricos.

“O suco de limão antes das refeições é suficiente para manter uma boa digestão. Estudos mostraram que a vitamina C, contida nesse alimento, aumenta a absorção da vitamina B, encontrada em carnes e verduras”, conta Solange Ventura.

4. Ajuda a combater gastrite

Segundo Solange Ventura, o consumo do limão estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos no nosso corpo. “Além disso, o ácido cítrico se oxida, atuando como uma base, que, junto a outros componentes do limão, controla a acidez estomacal e elimina resíduos, regenerando os tecidos inflamados. Contudo, cabe salientar que o indivíduo com gastrite deve procurar um médico”, afirma.

5. Proteção contra anemia

A vitamina C presente no limão melhora a absorção de ferro não heme, o tipo encontrado em alimentos vegetais. Quando combinado com fontes de ferro, como espinafre e leguminosas, o consumo dessa fruta pode aumentar a biodisponibilidade desse mineral, reduzindo o risco de anemia, particularmente em vegetarianos e veganos.

6. Apoio à saúde cardiovascular

Os antioxidantes e os compostos anti-inflamatórios presentes no limão, como vitamina C e flavonoides, têm contribuição relacionada à redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. Uma revisão publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition indica que o consumo regular de vitamina C está associado a níveis reduzidos de pressão arterial, melhora do perfil lipídico e menor risco de eventos cardiovasculares.

7. Ação anti-inflamatória

A inflamação crônica é um fator subjacente em muitas doenças degenerativas, incluindo artrite, câncer e doenças cardíacas. Os flavonoides presentes no limão, em particular a naringenina, possuem propriedades anti-inflamatórias comprovadas. Por isso, o seu consumo regular é capaz de reduzir a inflamação sistêmica, protegendo as células dos danos causados por inflamação crônica.

8. Prevenção de cálculos renais

O ácido cítrico no limão é capaz de ajudar a prevenir a formação de cálculos renais, especialmente os compostos por oxalato de cálcio. A ingestão de limonada ou água com limão aumenta a excreção de citrato, um inibidor natural da formação de cálculos. Este efeito, associado à hidratação adequada, pode ser benéfico para pessoas com tendência a desenvolver cálculos renais.

Terra
Compartilhe
Publicado por
Terra

Últimas Notícias

Existe risco de contaminação cruzada em eletrodomésticos como Air Fryer? Entenda

As fritadeiras elétricas, mais conhecidas pelo nome em inglês “Air Fryer“, se popularizaram por oferecerem…

15/05/2024

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e está em estado grave; vídeo

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, 59 anos, foi gravemente ferido em um ataque a…

15/05/2024

A arte naif de José Matos em exposição no Palácio das Secretarias

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de…

15/05/2024

Novenário de Nossa Senhora da Glória de Cruzeiro do Sul já tem programação; veja aqui

Mais uma vez, o governo do Acre será parceiro da Igreja Católica na realização do…

15/05/2024

“pela primeira vez fui ouvido e agora posso me defender”, diz Gladson sobre decisão do STJ

“A justiça cumpriu o seu papel e agora terei a oportunidade de me defender e…

15/05/2024

Ptolomeu: Ministros mantém Gladson no cargo, mas acatam denúncia do MPF

A Corte do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade nesta quarta-feira, 15, que o…

15/05/2024