A ave conhecida popularmente como bico-de-sapato (Balaeniceps rex), devido ao formato de seu bico, vive no leste da África e pode se alimentar de crocodilos filhotes, além de costumeiramente matar os próprios irmãos enquanto ainda estão em fase de crescimento.
O bico-de-sapato pode chegar a cerca de um metro e meio de altura e ter o terceiro maior bico de pássaros do mundo, medindo 30 centímetros. A espécie possui longas pernas finas que possibilitam o animal a ficar imóvel antes de avançar sobre uma presa. As informações são do Live Science.
Listado como vulnerável pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza – em tradução) desde 2018, atualmente existem cerca de 3,3 mil a 5,5 mil espécimes vivos de bico-de-sapato no mundo. Segundo a organização, os animais vivem em pântanos de parte da República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Zâmbia.
De acordo com um estudo publicado no Jornal Africano de Ornitologia – estudo das aves – em 2015, 71% da alimentação do bico-de-sapato consiste em bagres, mas já houve o registro de espécimes comendo enguias, cobras e crocodilos filhotes.
Os animais costumam ser monogâmicos, ou seja, mantêm um parceiro sexual ao longo de toda vida, e botam até três ovos em uma ninhada. Entretanto, o filhote mais forte mata os irmãos por conta de rivalidades e disputa por comida.
O bico-de-sapato é referido incorretamente como uma cegonha, sendo na verdade o único membro existente dos Balaeniceps e da família Balaenicipitidae, com os parentes mais próximos sendo os pelicanos.
Fonte: O Planeta
O ex-governador do Acre e ex-senador Flaviano Melo morreu aos 75 anos nessa quarta-feira em…
Policiais militares foram flagrados agredindo duas mulheres durante uma festa na cidade de Pilão Arcado,…
Um homem foi flagrado roubando um aparelho de som em uma loja do "Baianão" nesta…
O Papa Francisco divulgou na quarta-feira (20) ter aprovado uma série de mudanças relacionadas aos…
Pedestres que transitavam em uma calçada no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio…
Um cachorro da raça pastor alemão mostrou que não é somente um bom cão de…