Atualidade

Sexta-feira Santa é feriado? Saiba mais sobre a data

Celebrada no último dia da Semana Santa, a data da Sexta-feira Santa em 2024 cai em 29 de março e é feriado nacional. No entanto, alguns empregados não terão folga e seguirão exercendo suas funções normalmente. Para quem trabalha, a lei prevê algumas regras específicas.

O artigo 70 da CLT não permite o trabalho aos domingos e feriados. Contudo, há uma exceção para esta regra, permitindo a atividade, mas remunerando o dia em dobro ou compensando o trabalhador com uma folga em outro momento.

O domingo de Páscoa, no dia 31, não é considerado feriado nacional. Assim, a decisão de considerar a data ou estabelecer ponto facultativo cabe aos estados e municípios. Caso não contemplem o dia, as regras aplicadas serão conforme o previsto para trabalho aos domingos.

Portanto, o pagamento em dobro ou a folga compensatória dependerá do setor em que a pessoa trabalha ou de como está previsto nos contratos individuais. Além disso, há possibilidade de acordos ou convenções coletivas de determinada categoria, determinando como serão as escalas de jornadas em domingos e feriados.

Qual o significado da Sexta-feira Santa?
A Sexta-feira Santa, ou ‘Sexta-feira da Paixão’, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Fonte: Terra

Terra
Compartilhe
Publicado por
Terra

Últimas Notícias

Avião faz pouso forçado em rodovia de SP após pane no motor; veja vídeo

Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso forçado na tarde deste domingo (21),…

21/04/2024

WhatsApp: aprenda a criar listas, deixar avisos e mudar foto das conversas

O WhatsApp liberou há alguns meses novas formatações de texto para as mensagens. Além do já conhecido…

21/04/2024

Como funciona o paladar: sentimos o gosto de alimentos apenas com a língua?

Durante o desenvolvimento no útero de nossa mãe, já começamos a perceber diferentes sabores. O sabor do…

21/04/2024

Lerdo na pista: existe multa por andar com carro devagar demais?

Quem nunca se deparou com alguém andando devagar demais em uma via? Algumas pessoas até…

21/04/2024

Em motel, homem se recusa a fazer Pix para mulheres e é esfaqueado

Um homem foi esfaqueado na sexta-feira (19) dentro de um motel por duas mulheres em…

21/04/2024

Vídeo: pitbull solto na rua ataca e mata cadela shih tzu no litoral de SP

Uma cadela shih tzu de pequeno porte morreu após ser atacada por um pitbull enquanto…

21/04/2024