Cinco unidades federativas do Brasil possuem mais estabelecimentos religiosos evangélicos do que estabelecimentos educacionais públicos de ensino fundamental e médio juntos.
Para a análise, cruzamos dados obtidos do Panorama dos estados e seus respectivos números de estabelecimentos escolares pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da taxa proporcional de estabelecimentos da religião/seita evangélica no Brasil pelo Centro de Estudo da Metrópole CEM/USP.
Dois entre os maiores estados do país: São Paulo e Rio de Janeiro, possuem mais igrejas evangélicas do que escolas públicas, além da capital federal, Brasília.
O estado do Espírito Santo é o que possui a maior proporção. São 93 #igrejasevangélicas para cada grupo de 100 mil habitantes a mais do que escolas públicas (59 por 100 mil hab).
São 1,5 vezes mais templos desta religião do que templos de ensino.
A região sudeste do país possui o maior número, são em média 71,7 igrejas por 100 mil habitantes, e centro-oeste (44,0). Na outra ponta, o nordeste é em média 26,0 proporcionalmente.
O estado do Acre lidera o número de escolas por habitantes. São em média 174 escolas públicas (fundamental e médio) por 100 mil hab. É uma taxa 4 vezes maior do que de estabelecimento religioso evangélico (43/ 100 mil hab).
A região norte possui o maior número de escolas públicas proporcionais. É em média 113,7 escolas por 100 mil habitantes, seguido do nordeste (81,0). A região com menor proporção é o sul com média de 42,0.
O estado com a maior razão escola – igreja é o Maranhão, com 23,4 escolas, para 20,6 igrejas, por 100 mil hab.
No Brasil, abrem-se 17 igrejas evangélicas por dia. Na frente de abertura de empresas, 16 empreendimentos por dia. De escolas públicas…
Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…
O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…
O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…
Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…
Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…