Política

O embate de uma vereadora contra o subsídio ao transporte coletivo em Rio Branco

Durante a sessão realizada na Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira passada, 14 de novembro, é bom lembrar que a vereadora Elzinha Mendonça trouxe à tona a preocupante situação do transporte público na cidade. A parlamentar expressou sua inquietação em relação ao contrato milionário estabelecido entre a prefeitura e a empresa Ricco, que detém o monopólio do transporte coletivo desde fevereiro de 2022.

De acordo com Elzinha, em 2022, o prefeito Tião Bocalom, desconsiderando os meios licitatórios, firmou um contrato emergencial com a empresa Ricco, monopolizando os meios de transporte na cidade.

“Em fevereiro de 2022 o prefeito Tião Bocalom ignorando completamente os meios licitatórios, contratou uma única empresa, a empresa Ricco, monopolizando desta forma o mercado do transporte dentro da nossa cidade, isso de forma emergencial, e aí em agosto do mesmo ano o contrato venceu e o prefeito optou por prorrogar este contrato, ignorando mais uma vez os atos administrativos ou qualquer publicação no diário oficial.

Ela ressaltou que o prefeito Bocalom, nos últimos dias, atribuiu a culpa pela crise no transporte público aos vereadores, alegando que não colocaram o projeto de subsídio em votação.

“Ocorre que o que chama a atenção de todos é que nos últimos dias, veiculados nos meios de Comunicação, o prefeito Tião Bocalom afirma que a culpa é nossa, é dos vereadores que não colocaram esse projeto em votação, e isso me preocupa por que eu bem me lembro que em 2017 foi criado um conselho do transporte com também uma câmara temática e esse rito que deveria ocorrer para que essa câmara temática pudesse trazer a nós esse valor do subsídio não consta dentro do documento que foi enviado dentro desta casa”

A vereadora também destacou a ausência de transparência e de documentação necessária nos projetos enviados pela prefeitura à Câmara Municipal. “A prefeitura municipal cada vez mais acaba passando vergonha enviando para esta casa projetos sem elementos necessários e sem a documentação necessária para que possa haver uma análise”, afirmou a vereadora durante a sessão.

A população de Rio Branco, segundo Elzinha Mendonça, merece um transporte coletivo de qualidade, e apontou que o prefeito quer a aprovação do projeto apresentado para fornecer mais dinheiro a empresas “O prefeito quer mais uma vez a autorização desta casa para dar milhões e milhões para uma empresa. Essa é a realidade traduzida dentro desse projeto”. (Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

MEC abre curso de educação inclusiva com 1,2 milhão de vagas

Professores de todo o país vão ter a oportunidade de se inscrever em mais de…

17/10/2024

Alan destaca enfrentamento ao desperdício de alimentos no Brasil

Projeto cria política nacional para combater perda e desperdício de alimentos. Proposta foi aprovada nesta…

17/10/2024

Assistência a gestantes evita transmissão de sífilis em bebês no Acre, garante governo

O Ministério da Saúde divulgou dados do Boletim Epidemiológico de 2024 da sífilis, durante a…

17/10/2024

Primeira edição da Caravana Forma SUS inicia atividades pela Região Norte; agenda no Acre já está confirmada

Nesta  quinta-feira (17), o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho…

17/10/2024

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026

AReceita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.229, de 15 de outubro de 2024, que…

17/10/2024

Período de seca faz pesar conta de luz dos pequenos negócios

Mesmo que o estabelecimento mantenha o consumo, conta de luz deve ficar mais cara em…

17/10/2024