Blog do Crica

Bocalom e seu inferno astral

Um assunto que está fora de discussão, é a honestidade do prefeito Tião Bocalom (foto). É honesto. Mas, isso é uma obrigação de todo gestor. Que o Bocalom é bem intencionado, isso também não se discute. O que está em discussão é o seu modo arcaico da Idade da Pedra de gestão e, ele ser um centralizador na administração da prefeitura de Rio Branco. Governar trombando contra a classe política, contra tudo e contra todos, pode ter funcionado quando governou Acrelândia há 30 anos, que deveria ter no máximo meia dúzia de ruas. Na prefeitura de uma cidade como Rio Branco, o buraco é mais embaixo. A imagem que existe hoje na opinião pública do prefeito Bocalom é a de ser uma figura grosseira, e que acha que pode comandar a prefeitura sem prestar contas a ninguém. É tem sim, satisfação a dar dos seus atos para os vereadores, para a imprensa, e para a opinião pública. Não pode chamar de “palhaçada” reivindicações de moradores da área rural, que querem a melhoria dos ramais. Nem dar o mesmo tratamento aos que pedem melhorias nos bairros. O mais grave é que, os que estão mais próximos do seu gabinete, pegaram o mesmo cacoete da arrogância. E não escuto isso só de vereadores, mas de muitos que procuram o seu gabinete. O recente episódio de querer aprovar a toque de caixa um projeto com juros nas nuvens, estendendo a dívida do município até 21 anos, com parecer contrário da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Rio Branco, foi um disparate. Os vereadores que votassem a favor com esse parecer contrário, poderiam entrar em crime de responsabilidade. Para fechar: ou o prefeito Tião Bocalom entende que governar é ouvir sempre, é dialogar, e obrigar a maioria dos seus assessores a serem cordiais, ou a sua imagem de uma figura truculenta vai continuar na opinião pública. Ainda tem tempo para isso. Não basta ser bem intencionado, o inferno político está cheio de gestores bem intencionados.

NÃO PRONUNCIE
Quem não quiser ouvir impropérios dos vereadores de Rio Branco, não pronuncie o nome do chefe de gabinete da PMRB, o Valtim. Virou persona non grata entre os políticos.

PELO MENOS É EDUCADO
Um dos poucos assessores com quem se pode discutir com civilidade na PMRB, é com o assessor de Comunicação, Ailton Oliveira, mas ele não é ouvido para nada dentro da prefeitura.

DEIXOU DE SER PUXADINHO
A mesa diretora da ALEAC foi correta na sua posição dura contra o secretário de Saúde Pedro Pascoal, na defesa do agredido, verbalmente, deputado Afonso Fernandes (PL). Os secretários do Gladson têm de entender que sem base na ALEAC, ninguém governa o Acre. Estão nos cargos porque os políticos foram para a rua pedir votos para eleger o Gladson. Os deputados foram todos votados pelo povo. Os secretários, não foram. E, cargo de confiança, você dorme nele e acorda sem ele. E todo secretário tem a obrigação de atender bem os que os procuram, sejam jornalistas ou políticos. Nesse episódio, a ALEAC deixou de ser um puxadinho do Palácio Rio Branco. Araruta tem seu dia de mingau.

MORA QUEM QUER
Uma Reserva Florestal como a “Chico Mendes” tem as suas regras ambientais. Os seus moradores têm que se submeter a todas elas. No momento em que se abrir a porteira, como querem os integrantes da CPI das ONGS, para transformar a área em pasto para boi, deixa de ser uma Reserva. Elementar, caro Watson!

AGRADAR AO BOLSONARO
Cada um pensa a política como bem entender, posso não concordar, mas respeito. O senador Márcio Bittar (UB), extremista de direita, me disse certa feita ser mais de direita que o ex-presidente Bolsonaro, a quem idolatra. Não foi surpresa para o BLOG o Bittar ter votado contra as cotas raciais, seu voto foi para agradar o Bolsonaro. Alguém precisa contar ao Bittar, que o seu ídolo está inelegível por longos 8 anos.

“NÃO PRECISO DE CARGOS”
Foi a frase dita ontem pelo senador Sérgio Petecão (PSD) ao BLOG, sobre estar exigindo cargos para apoiar a candidatura do Alysson Bestene (PP) a prefeito da capital. “Não fiz e nem estou atrás de firmar nenhum compromisso com o Alysson”, disse Petecão, acrescentando, que nenhum candidato pode hoje abrir a boca para dizer ter o seu apoio para a eleição da PMRB no próximo ano.

ILHA POLÍTICA
A candidatura do secretário Alysson Bestene (PP) a prefeito de Rio Branco pode ser descrita como uma ilha cercada de assessores e sem cheiro de povo. Tem que ir para as ruas.

IGUALADOS NA BARBARIDADE
O grupo terrorista Hamas matou de forma bárbara mais de 1.400 civis israelenses, mulheres, idosos, crianças e etc. E na sua resposta, Israel já superou pelo número de mortos com seus ataques, também cruéis, mais de 3 mil pessoas em Gaza, a maioria mulheres, idosos e crianças. E impondo um bloqueio, que transformou Gaza num campo de concentração. Ambos estão igualados na barbaridade. Nesse ponto, Israel e Hamas não se diferenciam na crueldade contra famílias inocentes.

MAS COMPLETA
O PT pode hoje não ter um quadro para disputar a PMRB com chance de vitória, mas tem votos que podem ajudar um candidato na eleição do próximo ano. Em disputa majoritária não se cisca votos para fora.

CASTELO DE CARTAS
O episódio da não aprovação do projeto com pedido para a contratação de empréstimos bancários, pelos vereadores, mostrou que a base de apoio do prefeito Bocalom na Câmara Municipal de Rio Branco, era tão firme como um castelo de cartas ao vento.

MENINOS, EU VI!
Olhei várias vezes e depois fui me certificar, para saber se o vídeo era real. Para minha surpresa, era, e aparece o polêmico militante Ruy Birico elogiando o Lula. Como dizia o saudoso ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira: “A política é dinâmica”.

ATÉ FARINHA
O governador Gladson Cameli já virou Lula há bastante tempo, não deixa de levar farinha de Cruzeiro do Sul para o presidente, quando vai a um encontro político em Brasília. Só os raivosos continuam praguejando pela derrota do Bolsonaro.

A QUEDA DAS MÁSCARAS
Assisti ontem vídeos de três dos mais importantes Pastores evangélicos “profetizando” a vitória de Bolsonaro. Se fossem viver de profecias iam morrer de fome. Em tempo: foi fechada alguma igreja evangélica com a Vitória do Lula? Alguém sabe me responder?

OUTRA LAMBADA
Se a oposição não se unir para disputar a prefeitura de Brasiléia, vão levar uma nova lambada da prefeita Fernanda Hassem, craque em ganhar eleição.

OLHO NAS PESQUISAS
Pesquisa é momento. Mas quando um candidato a prefeito dispara nas pesquisas da pré-campanha e continua até o meio da campanha propriamente dita, dificilmente, deixa de vencer a eleição. Vamos aguardar as pesquisas do próximo ano.

PODERIA FAZER A GRAÇA
Foi formada a Frente Parlamentar de Esportes, na ALEAC. Deveriam começar cada um destinando parte de suas emendas para os times do futebol profissional. Para não ficar no blá-blá-blá..

A CARNE É DE GRAÇA?
Vez por outra vejo pecuaristas alardeando que sem o agronegócio não haveria comida na mesa da população. Cômico, muito cômico, por acaso a carne que a população consome é de graça? É muito bem paga. E se não tivessem auferindo lucros não estariam criando gado.

PAUTAS AMBIENTAIS
A deputada federal Socorro Neri (PP) tem pautado o seu mandato na defesa das causas ambientais. A sua atuação é diferenciada na bancada federal do Acre, por tratar de temas que dizem respeito ao bem coletivo, fugindo do trivial feijão com arroz e das pautas radicais.

FRASE MARCANTE
“O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar diferente por si mesmo. Algo que eles não sabem fazer”. Arthur Schopenhauer.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024