Manchete

Em 2023, quase 216 mil consumidores ficaram sem luz no Acre por causa de urubus na rede elétrica

Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá lideram a quantidade de ocorrências

O levantamento feito pela Energisa aponta que foram registradas mais de 2.854 ocorrências de falta de energia no Acre, em 2023, causadas pela presença de animais na rede de distribuição, principalmente os urubus.

As aves se chocam acidentalmente na fiação elétrica e deixaram mais de 216 mil clientes sem energia. Os municípios que lideram as ocorrências com essa causa são: Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá.

Para o Coordenador de Proteção e Engenharia do Sistema da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, o prejuízo é grande quando uma ave de grande porte, como o urubu, atinge a rede a rede elétrica.

“Quando uma ave dessa entra em contato com a rede, provoca um curto-circuito e, por segurança, os sistemas de proteção atuam de forma automática e imediata, desligando a rede de energia elétrica e afetando os clientes. Em alguns casos, quando logo após o curto-circuito as aves saem da rede, os equipamentos de proteção conseguem realizar o religamento automático e restabelecer a energia aos clientes de forma rápida e segura. Porém, quando o animal permanece na rede, as equipes da Energisa entram em ação para restabelecer o fornecimento de energia”, explicou Bruno.

A Energisa busca alternativas para afastar as aves da rede. Além de solicitar o apoio para as prefeituras na limpeza urbana, a empresa implanta estruturas de proteção nos postes localizados nos pontos mais críticos. O equipamento é feito de material maleável para não machucar os animais, mas evitam o pouso destes nos postes. Outra medida é a substituição das redes convencionais por redes compactas protegidas, que oferecem maior confiabilidade e dificultam o curto-circuito causado pelos animais.

“Para tentar solucionar esse problema, também foi realizado levantamento dos pontos de vulnerabilidade nas localidades, identificando lixeiras a céu aberto embaixo da rede de distribuição, que atraem os animais para os postes e, com apoio do poder público local, está sendo realizado o trabalho de realocação e substituição por modelos com tampa, de forma evitar o acúmulo destes animais próximas à rede elétrica”, reforçou Bruno.

Registro da falta de energia

A Energisa reforça a importância dos clientes registrarem as interrupções no fornecimento de energia para que as equipes possam atuar no menor tempo possível. O contato pode ser feito por meio dos canais digitais de atendimento: Energisa ON, Agência Virtual (www.energisa.com.br) ou 0800-647-7196.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Dia da Independência, Gladson garante fortalecer poderes no Acre

Com o cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro devido aos altos índices de…

07/09/2024

Estudo indica 2 vegetais para reduzir a pressão alta. Saiba quais

Manter uma dieta controlada é obrigatório para quem tem pressão alta. Mas não são apenas…

07/09/2024

Motorista foge de tentativa de assalto por homens de fuzil no meio da rua; veja vídeo

As imagens de uma tentativa de assalto, na madrugada desta quinta-feira (5), assustaram internautas após…

07/09/2024

Vídeo: Mãe denuncia PM por ofender filho de 6 anos: “Deixa de ser viadinho”

Um sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), identificado como Rafael Vasconcelos Santos Gomes,…

07/09/2024

O Pantanal vai acabar? Entenda a “previsão” da ministra Marina Silva

As queimadas que estão atingindo o Pantanal têm preocupado autoridades sobre o futuro do bioma.…

07/09/2024

Jovem reage a assalto, toma faca de ladrão e golpeia bandidos; Confira o vídeo

Um jovem reagiu a um assalto na noite dessa quinta-feira (5/9), na QNM 12, em…

07/09/2024