Manchete

FUMACEIRO Saúde faz novo alerta contra efeito das queimadas no Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), emitiu nesta segunda-feira, 17, um alerta sobre as crescentes preocupações com as doenças respiratórias ocasionadas pela fumaça das queimadas que assolam a região. A combinação de incêndios florestais, urbanos e a liberação de poluentes atmosféricos têm afetado negativamente a saúde dos residentes do estado, aumentando o risco de doenças respiratórias graves.

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância de conscientizar a população sobre os perigos da fumaça das queimadas: “As queimadas têm consequências significativas para a saúde, especialmente para o sistema respiratório. A fumaça liberada contém uma combinação de produtos químicos tóxicos e partículas finas que podem penetrar profundamente nos pulmões, causando danos e levando ao surgimento ou agravamento de doenças respiratórias”.

Pascoal ressaltou que crianças, idosos e pessoas com condições pré-existentes, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e problemas cardiovasculares são particularmente vulneráveis aos efeitos da fumaça das queimadas. Ele recomendou que essas populações de maior risco evitem exposição excessiva à fumaça e sigam as orientações médicas para proteger sua saúde.

Além disso, o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Edvan Meneses, salientou a importância de adotar medidas de prevenção e buscar atendimento médico adequado em caso de sintomas relacionados às doenças respiratórias. “É essencial que a população adote medidas para minimizar a exposição à fumaça, como ficar em ambientes fechados, usar máscaras de proteção respiratória e evitar atividades ao ar livre durante períodos de maior intensidade das queimadas”, enfatizou Meneses.

Meneses também reforçou a necessidade de denunciar focos de incêndios ilícitos às autoridades competentes. “As queimadas ilegais são um grave problema ambiental e de saúde pública. A população deve estar atenta e colaborar denunciando práticas criminosas que colocam em risco a saúde de todos”, acrescentou Meneses.

A Sesacre também está trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e outros órgãos governamentais e instituições para combater às queimadas e minimizar os impactos na saúde da população.

“É essencial que a população adote medidas para minimizar a exposição à fumaça”, enfatizou Edvan Meneses. Foto: Odair Leal/SesacreDiante da gravidade da situação, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre reforça a importância de se adotar medidas preventivas, ficar atento aos sintomas respiratórios e buscar atendimento médico imediato em caso de agravamento dos sintomas.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024