Destaque

Nas comunidades, o rádio é veículo cativo, escreve Luc Lima

Rádio, o meio de comunicação mais democrático

Por Luc Lima*

A primeira transmissão oficial de rádio no Brasil foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, pelo então presidente Epitácio Pessoa. Passados alguns anos, o rádio ganhou o país e se popularizou ao ponto de se tornar paixão entre os brasileiros.

Posteriormente, surgiram novos veículos de comunicação, que se tornaram, junto ao rádio, presença certa nas residências e nos locais de trabalho da população. Foi assim com a televisão, na década de 1950, depois o telex, o fax, o pager, ou bipe, esses três últimos as novas gerações nem sequer ouviram falar e não têm ideia do quanto foram utilizados pelas repartições públicas e empresas privadas, tornando-se, com o rádio, meios de comunicação de massa.

Cabe aqui citar outro meio de comunicação, bastante utilizado naqueles anos, o orelhão, que nada mais era do que uma cobertura que lembrava uma orelha gigante que abrigava um telefone analógico, e funcionava com fichas iguais às que usávamos nos fliperamas, posteriormente, com a melhoria tecnológica, substituídas por cartão magnético.

Com o surgimento e a popularização da telefonia móvel e da internet e com elas o surgimento de novas tecnologias digitais, inúmeros aparelhos que eram utilizados com essa finalidade pela população foram varridos do mercado, mas entre todas, duas delas permanecem até hoje conosco, a TV e o rádio.

Mesmo com todas as previsões de que a internet varreria os veículos de radiodifusão, o rádio permanece firme como o meio de comunicação mais democrático e apaixonante e, para nós que vivemos na região amazônica, o mais eficiente.

Nesse universo se encontra o Sistema Público de Comunicação do Acre, a estrutura mais completa, que atua com vários veículos de informação, na radiodifusão e nas plataformas de mídias digitais. O destaque vai para as rádios AM e FM que estão espalhadas pelas nossas regionais e que quando entram em rede ou “em cadeia”, como chamamos aqui, atingem quase toda a população do estado.

Nas regionais do nosso Acre, existem mais de 700 comunidades rurais e, em boa parte delas, os moradores só possuem o rádio como elo de comunicação com o restante do estado. Tradicionalmente, as rádios do Sistema Público têm tido atuação importante ao longo de muitas décadas, pois foi por meio delas que as comunidades afastadas conseguiram acessos a diversos serviços sociais.

E não podemos nos esquecer dos muitos casamentos realizados com a ajuda das nossas rádios AM e FM! Isso mesmo, muitos senhores e senhoras que precisavam de companheiros se valeram de nossas rádios para encontrar as suas almas gêmeas, e também foi por meio de nossos programas de variedades que já ajudamos pessoas com necessidades especiais a receber doações de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e muitos outros itens essenciais para pessoas com mobilidade limitada.

O nosso querido rádio, que se tornou centenário em 2022, promove profundas transformações na vida das pessoas. Em outro texto, abordaremos as rádios AM e FM do Sistema Público e de como foram parceiras diárias de ouvintes cativos, que se deliciavam com os vozeirões de nossos locutores e locutoras.

Por enquanto, fico aqui com este primeiro registro desse veículo fantástico que desafia as transformações tecnológicas e segue firme e cativo na preferência das pessoas.

Viva o rádio!

*Luc Lima é coordenador das rádios do Sistema Público de Comunicação do Estado do Acre

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

TCE divulga resultado final do concurso para avaliação de candidatos PCD e títulos

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado…

26/11/2024

Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25) que a reforma trabalhista aprovada…

26/11/2024

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

26/11/2024

Procon SP recebe mais de mil reclamações sobre Black Friday

O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday.…

26/11/2024

Rede Alyne: Saúde destina R$ 52 milhões para exames de pré-natal no SUS do Acre

Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 52 milhões para estados e municípios referentes…

26/11/2024

Workshop debate nesta terça (26) os rumos da fruticultura no Estado do Acre

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Embrapa e o Sebrae/AC, em…

26/11/2024