Destaque

Governo e Sebrae credenciam produção de farinha no Juruá

Amarela, branca, crocante, com ou sem coco, são apenas algumas das características que a adjetivam. O que qualifica a farinha de Cruzeiro do Sul são seus aspectos culturais e simbólicos além dos conhecimentos aprofundados dos pequenos produtores, que são repassados de pai para filho. A dedicação e o zelo com a produção por meio da agricultura familiar é o que demonstra essa mistura de conhecimentos tradicionais seculares e elementos de origem indígena.
Com importância reconhecida, a farinha recebeu o Selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que lhe assegura qualidade de origem e procedência. Ela recebeu este selo pois seu processo de fabricação é exclusivo da região.

Por isso, a Secretaria de Ciência Industria, Tecnologia e Turismo (Seicetur), por meio do Programa Governamental de Compras (Comprac), com o objetivo de incentivar a indústria local, está lançando editais de credenciamentos. A Cooperfarinha é a primeira cooperativa de produtores de farinha que fornecerão produtos oriundos da mandioca, ao Estado.

Com o Programa, o governo busca aquecer a economia local, gerando emprego e renda aos produtores e a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é de suma importância, uma vez que o órgão atua na gestão, organizando a produtividade na casa de farinha e no campo, resultando em um espaço estruturado com alvará da Vigilância Sanitária, assegurando padrão de qualidade aos produtos.

José Uchôa conta que desde criança produz farinha, morador da comunidade Pentecostes, ele e a família falam da importância do incentivo do governo: “A ajuda do governo facilita a produção e aumenta nossa produtividade, pois o atual governo tem um olhar diferenciado para nós, oferecendo maquinário, ficamos contentes. Antes, toda a produção era manual, o que deixava o processo mais lento”, relata.

“Essa parceria entre governo e Sebrae é fundamental para fortalecer a agricultura, especialmente tratando-se de um produto símbolo na economia da região”, pontuou o coordenador da Seicetur no Juruá, Alcy Costa.

“São várias empresas que fazem parte desse credenciamento, no setor alimentício temos a Cooperfarinha e nossa equipe veio verificar se a cooperativa está apta ao credenciamento”, esclareceu Joaquim Clécio, gestor de políticas públicas da Seicetur.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Marta anuncia data de aposentadoria da Seleção Brasileira

O fim de um reinado! Marta, a maior jogadora da história do futebol feminino, anunciou que…

25/04/2024

Saiba o que é, para que serve e quanto custa o microchip para pets

O microchip para pets é um dispositivo importante para a segurança e integridade dos animais de estimação. O…

25/04/2024

Governo propõe imposto mais alto para bebidas com maior teor alcoólico

Ao propor a incidência do Imposto Seletivo (IS), apelidado de “imposto do pecado”, para bebidas alcoólicas,…

25/04/2024

Pandas atacam uma cuidadora na frente de visitantes em zoológico na China; veja

Parece fofo, mas não é. Uma dupla de pandas, chamados ‘Yu-ke’ e Yu-ai’, atacou uma cuidadora em…

25/04/2024

Macaco ‘Chico’ invade mercado, bebe cerveja e provoca ‘caos’ antes de ser capturado; veja

Um macaco provocou 'caos' ao invadir duas vezes, no mesmo fim de semana, um supermercado em…

25/04/2024

‘Não somos bagagem’: morte de cão em voo da Gol motiva protesto com pets

A morte do cachorro Joca durante um voo da Gol revoltou a tutora de animais Luciana…

25/04/2024