As fortes chuvas no Acre acendem o alerta para o cuidado com a segurança envolvendo a rede elétrica. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o rio Juruá já está próximo da cota de transbordo de 13 metros, segundo a Defesa Civil. A Energisa acompanha a situação em tempo real e orienta a população sobre os cuidados com a rede elétrica nesse período.
Segundo o gerente de Operação da Energisa no estado, Anderson Rodrigues, o aumento de raios e queda de galhos de árvores sobre a rede elétrica podem provocar curto-circuito e falta de energia. “Temos equipamentos chamados de religadores automáticos que atuam em pequenos curtos-circuitos provocados, por exemplo, quando galhos de árvores encostam nos cabos durante os vendavais. O sistema protege a rede elétrica e religa automaticamente em poucos segundos, sem a necessidade de deslocamento de equipes a campo, o que faz com que a energia volte mais rápido. Essa ferramenta otimiza nossa atuação e permite a dedicação dos profissionais de campo em ocorrências mais complexas, que envolvem a substituição de postes e cabos, por exemplo”, explicou.
O gerente destaca que, em caso de falta de energia, é importante o cliente verificar o quadro geral do imóvel antes de acionar a Energisa. Muitas vezes, apenas o disjuntor foi desligado durante algum curto-circuito, e o próprio cliente pode verificar no quadro geral interno e o externo que fica no seu padrão de entrada ao lado do medidor. Caso a interrupção no fornecimento continue, o cliente deve informar a Energisa pelos canais de atendimento para acionamento das equipes de manutenção. O serviço está disponível 24 horas por dia no aplicativo Energisa On (disponível gratuitamente nas lojas virtuais), atendente virtual pelo WhatsApp (www.gisa.energisa.com.br) e no site www.energisa.com.br.
Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25) que a reforma trabalhista aprovada…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O Procon de São Paulo já recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday.…
Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 52 milhões para estados e municípios referentes…
O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Embrapa e o Sebrae/AC, em…