Política

Acre marca posição na defesa da democracia no Brasil

A participação do Acre no encontro de governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira, 9, em Brasília, reafirma a posição do governador Gladson Cameli em defesa da democracia, do diálogo, da união e da paz no Brasil.

A afirmação é da vice-governadora Mailza que representou o governador no encontro, realizado a convite do presidente, num ato em defesa da democracia após as invasões no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, ocorridas no domingo, 8. No mesmo dia, o governador Cameli publicou nota repudiando esses atos, solidarizando-se com os Três Poderes.

O encontro contou com a participação de governadores ou representantes de todos os estados e do Distrito Federal, além de representantes do Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional e ministros, entre outros.

“Foi um encontro de solidariedade com as instituições, em virtude do que aconteceu no domingo e de união em favor do Brasil”, explicou a vice-governadora Mailza. Ela acrescentou que, para ser mantida, a união, defendida no encontro, “precisa de diálogo, de gestos, e é isso que os governadores, os estados fizeram hoje em prol de dias melhores para o nosso país”.

Mailza lembrou ainda a disposição do governador Gladson Cameli de trabalhar em parceria com o governo federal. “Desde que acabou a eleição, independente do resultado para presidente, o governador desceu do palanque e se colocou à disposição, como um soldado, porque sabe que o Brasil precisa de apoio e o Acre necessita de atenção especial e depende do governo federal”, explicou.

Novo encontro
Em seu discurso, o presidente Lula, além de agradecer a solidariedade dos governadores e reafirmar a defesa da democracia, confirmou, para o dia 27 de janeiro, novo encontro com os governadores. Dessa vez, será para tratar de apoio a projetos prioritários dos estados. Ele também disse que ainda este ano pretende visitar todos os estados do país.

Após a reunião no Palácio, o presidente, os governadores e demais convidados seguiram a pé para o Supremo Tribunal Federal, juntamente com a presidente daquela corte, ministra Rosa Weber, em gesto de solidariedade e apoio.

Segurança
Viajou para Brasília, com a vice-governadora, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaya, que trata de apoio ao governo federal no reforço à segurança na capital brasileira.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Inflação de agosto de 2024: preços caem em Rio Branco; saiba quais produtos foram impactados

Do Fórum Empresarial do Acre --- No mês de agosto, tanto o Acre quanto o…

17/09/2024

A grande mobilização do governo contra os incêndios no Vale do Juruá

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e…

17/09/2024

Efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas

O excesso de fuligem e fumaça no ar, associado ao clima seco que atinge boa…

17/09/2024

A nova promessa de criação da Autoridade Climática Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (10) que vai mesmo criar…

17/09/2024

Terça-feira (17) com possibilidade de chuva no Acre; veja detalhes da previsão

A previsão para esta terça-feira (17), é de possibilidade de chuva em todo o Acre…

16/09/2024

Caixa antecipa pagamento do Bolsa Família em São Paulo, Amazonas, Acre e Roraima

A Caixa Econômica Federal vai antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro a beneficiários…

16/09/2024