Cidades

Após revitalização, Parque Chico Mendes reconduz antas ao açude

Após quase um mês, a família de antas composta pela Flor, Bruno e pelo filhote Juninho, pôde retornar ao açude do Parque Ambiental Chico Mendes, que estava sendo revitalizado, com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida aos animais. O retorno aconteceu na manhã desta segunda-feira (19).

“Nós fizemos a liberação das antas hoje, porque iniciamos na metade do mês de agosto, para poder concluir agora. Em seguida estaremos levando as tartarugas e tracajás, que antes serão catalogados para que seja possível fazer a liberação no ambiente natural deles”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

O secretário comentou sobre o seu sentimento, ao ver que pôde somar para proporcionar um ambiente mais agradável para esses animais.

“Os nossos animais estavam sobrevivendo no meio da lama há mais de dez anos. Desde quando foi criado aquele açude, nunca houve um trabalho como esse. Estou muito feliz em ver os animais sendo bem tratados na gestão do prefeito Tião Bocalom”, afirmou.

A bióloga Marta Lima trabalha no Parque há mais de 20 anos. Ela contou que o açude, antes se mostrava um risco à vida dos animais, mas que hoje, após a entrega da primeira fase da reforma, ele é outro.

“O animal estando bem, nós também estamos. Porque a qualidade de vida em primeiro lugar. A ideia é manter o espaço agradável para estes animais. O importante é que elas já estão saboreando esse momento de nadar, pois estavam com saudade de estar nesse açude”.

Nessa primeira fase, apenas as antas voltaram para o açude. Após a biometria, tartarugas e tracajás também serão realocados. A previsão é que o açude fique totalmente pronto até o final do ano. O diferencial dessa reforma foi a adesão de praias, com o objetivo de facilitar o momento de desova dos répteis.

O médico veterinário, Paulo Dias, enfatizou a importância de valorizar os animais.

“O nosso propósito aqui é sempre melhorar o que já está bom. Então, tivemos que fazer essa reforma, que precisava desde a inauguração do parque, visando sempre o bem-estar dos animais.”, concluiu.

Edmilson
Compartilhe
Publicado por
Edmilson

Últimas Notícias

Assur Mesquita discorre sobre o mapa do trabalho, emprego e renda no Acre

Por Assurbanípal Mesquita* Estar trabalhando é uma condição que fortalece o interior das pessoas, melhora…

05/05/2024

Um calo no calcanhar dos caciques de Feijó

A GRANDE novidade da eleição em municípios do interior, está acontecendo em Feijó, onde o…

05/05/2024

Acre lidera em feriados remunerados no País; veja ranking e datas comemorativas

Por: Onlinecurriculo -- No dia 01 de maio é celebrado o Dia do Trabalhador. A…

05/05/2024

Produtor do Vale do Juruá cada vez mais qualificado no cultivo do café robusta amazônico

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou, entre…

05/05/2024

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no Rio Grande do Sul

As inundações e deslizamentos que atingem grande parte do Rio Grande do Sul em função…

05/05/2024

Governo Federal aprova marco legal dos jogos eletrônicos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta sexta-feira (3), o Projeto…

05/05/2024