Destaque

Sem dados, municípios do Acre podem ficar sem auxílio-taxista

Até terça-feira (2), o número de municípios acreanos que já haviam enviado ao Ministério do Trabalho e Previdência informações referentes aos motoristas de táxi em situação regular era de 15. Ou seja, sete ainda não enviaram nenhum dado.

Senador Guiomard, Acrelândia, Rodrigues Alves, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Manoel Urbano, Bujari, Mâncio Lima e Feijó já tem dados no sistema do MTP, que não informou a quantidade de motoristas cadastrados.

No País, o ritmo é igualmente lento e  chegou a 3.119. Ao todo, foram 301.505 profissionais cadastrados. A medida emergencial para beneficiar taxistas está prevista na Emenda Constitucional nº 123.

Somente o envio das informações não é a garantia do pagamento do Benefício Taxista. Esses dados serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis.

Os motoristas de táxi elegíveis nessa etapa receberão as duas parcelas (referentes aos meses de julho e agosto) no dia 16 de agosto.

Entre hoje (3) e amanhã (4) o sistema estará fechado para a análise e o cruzamento dos dados pela Dataprev. E a partir de 5 de agosto, os municípios poderão voltar a cadastrar os motoristas. Os profissionais que forem cadastrados na segunda etapa e forem elegíveis ao Benefício Taxista também receberão as duas parcelas (referentes aos meses de julho e agosto) no dia 30 de agosto.

Os valores do Benefício Taxista serão depositados em conta digital por CPF do profissional, de maneira automática pela Caixa. Não há necessidade de cadastro ou de envio de dados de conta para o depósito.

Terão direito ao benefício os motoristas de táxi que tenham permissões ou concessões (alvarás) com cadastro nas prefeituras ou Distrito Federal e que, entre outras exigências, tenham Carteira Nacional de Habilitação válida.

A data limite para envio dos cadastros será 11 de setembro de 2022. Os detalhes sobre critérios, responsabilidades e pagamentos estão na Portaria MTP Nº 2.162/2022 que regulamenta o benefício.

O valor e o total de parcelas do benefício poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando o limite global disponível para o pagamento do auxílio, previsto na Emenda Constitucional.

A empresa de tecnologia parceira do governo federal é responsável pela análise, cruzamento e checagem dos dados recebidos dos municípios e do DF com informações disponíveis em bases de dados do governo federal, a fim de verificar os critérios estabelecidos. O objetivo é identificar os profissionais elegíveis para receber o benefício.

Link para cadastramento e para mais informações: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-taxista.

 

 

 

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Apresentadores da GloboNews cantam Madonna durante jornal; veja

Enquanto muitos fãs aguardam ansiosos para o show gratuito de Madonna na Praia de Copacabana,…

29/04/2024

Olho de peixe é contagioso: como tirar, o que causa e quando é perigoso?

Olho de peixe é o nome popular de um tipo de verruga que surge especificamente…

29/04/2024

Porta do Inferno: o buraco em chamas há 50 anos causado por erro humano

Conhecida como "Porta para o Inferno", uma cratera formada na década de 1970 após um…

29/04/2024

Veja detalhes da suíte de Madonna no luxuoso Copacabana Palace

Madonna ocupa a suíte principal do Belmond Copabacana Palace, chamada Penthouse, com 100 m². Fica…

29/04/2024

PM que deu tapa em mãe suspeita de agredir filha admite erro: ‘Eu falhei’; vídeo

A policial militar Fabíola Aniely, que deu tapa no rosto de uma mãe, suspeita de…

29/04/2024

Mazinho adquire patrulha mecanizada com apoio da deputada Meire Serafim

A cidade de Sena Madureira receberá uma nova patrulha mecanizada. Essa conquista, liderada pelo prefeito…

29/04/2024