Destaque

Com 20 mil terrenos baldios, Rio Branco pode sofrer com queimadas

A prefeitura de Rio Branco, por meio da coordenadoria Municipal de Defesa Civil apresentou na manhã desta quinta-feira, 2, o Plano de Contingência de Prevenção, Mobilização e Combate a Incêndios e Queimadas para 2022.

De acordo com o ten cel Cláudio Falcão dessa maneira se terá uma organização, uma coordenação, que é feita pela defesa civil municipal, de todas as secretarias para poder otimizar os sistemas e também o trabalho e atividade de resposta que se precisa dar para a comunidade de Rio Branco durante o período de desastre “Nós temos que ter diversas ações em parceria com cada secretaria, seja do município, seja do estado ou do governo federal. Tudo isso para que cada “ator” possa saber o seu papel e o que deve fazer e em que momento fazer”, frisou o coordenador.

Ainda segundo o coordenador, há 52 anos a Defesa Civil faz um monitoramento para prever alterações climáticas e desastres possíveis. O coordenadoria Municipal de Defesa Civil reforça a importância da participação da comunidade para minimizar os danos provocados pelas queimadas em período de seca. “A comunidade é parte integrante, essencial desse planejamento, então ela pode fazer muita coisa, a começar por não utilizar o fogo de maneira irregular, a outra coisa é a economia de agua, outra coisa é a manutenção dos seus terrenos e quintais”, destacou Falcão.

Para o prefeito Tião Bocalom o papel da prefeitura, nesse momento, é exatamente fazer a educação ambiental. “Nós sabemos que está chegando o Verão e no verão é exatamente o momento que mais se queima. Então vamos evitar queimadas. Vamos educar nossas crianças, mostrar para elas que queimada é prejudicial a saúde. Nós podemos educar para diminuir muito esse negócio de queimadas, por exemplo, a queimada urbana. São mais de 20 mil terrenos baldios que as pessoas não limpam, e quando chega no verão, muitas vezes chega e mete fogo. Primeiro que é um crime ambiental e segundo, que faz mal para todos nós”. enfatizou Tião Bocalom.

Estiveram presentes ao lançamento Luís Henrique Rolim, promotor de justiça do Ministério Público do Estado, os secretários Municipais Joabe Lira e Neiva Tessinari, o secretário adjunto de Assistência Social e Direitos Humanos, Francisco Bezerra e o chefe do Gabinete Militar, Cel. Ezequiel Bino, entre outras autoridades.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024

Racionamento de água agora é rotina para população de Acrelândia; alerta é contra desperdício

Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…

23/11/2024