Manchete

Doença esquecida, dengue produz o dobro de internações hospitalares que a Covid-19 no Vale do Juruá

O combate à dengue na região do Juruá vem demandando ações contínuas do governo do Estado, que, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), conclamou municípios e a população em geral para o controle da doença, que vem apresentando números preocupantes em novos casos e internações.
Dados registrados pela coordenação da regional de saúde do Juruá e Tarauacá-Envira indicam aumento no número notificações de casos e internações pela dengue, inclusive superando os casos de coronavírus.
Atualmente, o Hospital do Juruá tem 6 internações por covid-19 e 12 internações por casos de dengue com sinais de alarme (casos de pacientes apresentando sintomas graves).
Médicos infectologistas envolvidos na ação de combate à dengue chamam a atenção sobre a peculiaridade no combate às duas doenças, pois apresentam sintomas parecidos. Isso faz com que um paciente de dengue demore para procurar atendimento médico por achar que está com covid, e, portanto, fique esperando o tempo certo para procurar atendimento.
“Esse fator tem causado casos graves de dengue, já que o paciente pensa que está com covid, fica esperando aquele tempo pra procurar atendimento e nesse período não utiliza os protocolos corretos para que a dengue não evolua para um quadro grave”, observou a médica infectologista Rita de Cassia Lima, destacando que, em casos de sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça, é necessário procurar as unidades de saúde já no segundo dia.
Nesse sentido, tanto o aumento no número de casos de dengue, como a dificuldade na identificação pelo fato dos sintomas serem semelhantes aos da covid-19 levou a Sesacre, por meio da Regional de Saúde do Juruá, a priorizar a ação de capacitação sobre o manejo clínico adequado da dengue junto aos profissionais a nível de atenção básica e ambulatorial, incluindo técnicos, enfermeiros e médicos.
No primeiro momento, a capacitação foi realizada junto aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (Upa), da Maternidade e do Hospital do Juruá. A partir da próxima semana a capacitação ocorrerá nas unidades básicas de saúde.
Segundo a coordenadora da Regional de Saúde Tarauacá-Envira, Catiana Rodriges, a capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento aos pacientes é fundamental em ações de controle à dengue, na medida em que os prepara para a adoção das melhores medidas preventivas e condutas, a fim de evitar o agravamento do quadro.
“A conduta do governo, por meio da Sesacre, é chamar para a parceria as secretarias municipais, inclusive o Centro de Informações Estratégias em Vigilância e Saúde (Cievs), todos juntos trabalhando nas medidas de combate e prevenção”, esclareceu Catiana Rodrigues.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Governo publica convocação para contratação de professores para a Educação

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de…

24/09/2024

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro; no Acre, só Rio Branco

Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de 5.569 cidades que participarão das…

24/09/2024

São falsos conteúdos sobre a visita de assistentes do Cras para corte do Bolsa Família, diz MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), alerta os…

24/09/2024

Valor da produção da pecuária e aquicultura chega a R$ 156 milhões em 2023 no Acre

Em 2023 o rebanho total do Acre atingiu 8.018.079 cabeças, e representou crescimento de 4,9%.…

24/09/2024

A campanha do Acre no Setembro Verde para incentivar a doação de órgãos

O Setembro Verde é um mês voltado para conscientização e incentivo à doação de órgãos,…

23/09/2024

Vídeo: fio solto corta pescoço e derruba mulher de garupa de moto; Imagens fortes

Uma mulher de 37 anos ficou ferida após ter o pescoço cortado por um cabo…

23/09/2024