Na noite da última quarta-feira, 9, a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade do Povo precisou fazer um atendimento de emergência a uma parturiente, mulher próximo ao período de parto.
As UPAs são as portas de entrada dos atendimentos de urgência e emergência, e ter uma equipe competente e capacitada é essencial para garantir uma melhor experiência aos usuários da unidade, além do benefício de poder agir com presteza e agilidade quando necessário, sendo esse um dos principais investimentos do governo do Estado na área.
O Gerente Geral da UPA da Cidade do Povo, Calixto Ferreira, explica que a missão da equipe é servir à população: “Nós fizemos o atendimento dessa moça que teve a bolsa estourada e foi levada até a nossa unidade. Ela foi encaminhada direto para a sala de emergência, onde a médica plantonista prestou todo o atendimento à parturiente, que conseguiu dar à luz por meios naturais”.
O bebê e a mãe foram transferidos para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, após o parto. Foto: Cedida
A mãe e a criança saíram da unidade sem nenhuma complicação e foram encaminhadas para a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
“As unidades do estado funcionam como a porta de entrada desses atendimentos de urgência e emergência. Não é uma situação comum acontecerem partos nas UPAs. Geralmente esses casos são encaminhados para as unidades de referência. A equipe conseguiu desenvolver um bom trabalho, numa situação delicada, pois o recém-nascido não estava na posição comum, com a cabeça para baixo, o que dificulta o parto”, conta a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Marília Carvalho.
Mesmo não sendo uma situação comum, de acordo com Ferreira, não é a primeira vez que isso acontece. O gestor parabenizou a equipe da unidade pela conclusão da operação com sucesso, e destacou a competência dos profissionais da UPA Cidade do Povo durante a situação.
O Boletim Infogripe da Fiocruz indica sinal de queda no país dos casos de Síndrome…
O Ranking Estadual de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, avaliação realizada pelo Centro de Liderança…
O Acre apresentou uma redução de 26,67% nos homicídios ao comparar os meses de novembro…
Larissa é tutora de uma cachorrinha da raça shih-tzu chamada Maya, que terminou viralizando no…
Um casal denunciou ter sido vítima de homofobia durante uma viagem de ônibus entre Balneário…
Motoristas que passavam pelo bairro de Pau da Lima, em Salvador, na manhã desta quinta-feira…