A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, realizou na manhã desta segunda-feira, 13, no centro cirúrgico, uma captação de órgãos. A operação durou 5 horas e resultou na captação de um fígado e de rins. Esses órgãos foram direcionados a São Paulo.
A doadora dos órgãos, de 51 anos, teve o óbito constatado por morte encefálica, a causa da morte se deu por um AVC, mais conhecido por derrame.
O receptor do fígado, é um homem, o acreano foi encaminhado para São Paulo, após a piora no quadro clínico, o portador de cirrose hepática por hepatite B, já esperava pelo órgão há seis meses, com base na Central de Transplantes, que segue uma série de testes de compatibilidade entre o doador e os potenciais receptores.
“A doação de órgãos é uma forma de ajudar outras pessoas que estão sofrendo com problemas de saúde, e cada um tem um papel importante na sociedade, e a Fundhacre continua desenvolvendo as ações necessárias para o retorno dos transplantes de fígado. Além disso, a equipe técnica da unidade já está em diálogo para a retomada dos transplantes de rins”, disse o presidente da instituição, João Paulo Silva.
unidade Hospitalar realizou o último transplante em novembro de 2019, ano em que havia apenas 4 salas funcionando regulamente, mas o total são 6 salas no Centro Cirúrgico. Atualmente, o setor está em reforma e se prepara para usufruir de todas as salas, e contará com mais 2 salas.
O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Relatório 2024 do projeto Rotas…
Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 22, apontou que o estado…
É comum que consumidores questionem se produtos adquiridos em promoção têm os mesmos direitos de…
Um vídeo gravado por populares registrou um motociclista, de 21 anos, sendo agredido por um…
Major RD passou por uma situação delicada durante sua apresentação no ‘Mainstreet Festival’, neste final…
O carro de um influenciador, do modelo chevette, que circulava na BR-304, na região central…