Manchete

Três regionais do Acre regridem à Bandeira Amarela de risco da Covid-19

O Comitê de Acompanhamento da Covid-19 estabeleceu novas bandeiras de classificação do risco da doença nesta sexta-feira (10). A Regional Alto Acre mantém-se na Bandeira Verde mas Baixo Acre, Purus, Juruá/Tarauacá e Envira regridem à Bandeira Amarela, que faz com os estabelecimentos funcionem com metade de sua capacidade.
Veja:

Considerando que o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 é órgão colegiado auxiliar do Estado do Acre nas matérias relacionadas à doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2;

Considerando o art. 18, § 2º do Decreto nº 6.206, de 22 de junho de 2020, que menciona que os Níveis de Risco são os instrumentos do Pacto Acre Sem Covid que indicam de maneira transparente, objetiva e dinâmica, o nível de flexibilização das medidas restritivas impostas pelo Estado em relação ao funcionamento das atividades comerciais e à realização de outras atividades com maior risco de contaminação;

Considerando, também, relatório e análises técnicas do Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid (GAPASC) acerca do cenário Epidemiológico e Assistencial;

Este Comitê, órgão deliberativo auxiliar do Estado nas matérias relacionadas à Covid-19, vem a público informar, de acordo com os termos do Decreto nº 6.206/2021 e o 36º Informe Técnico do GAPASC, disponível no Portal do Pacto Acre Sem Covid (http://covid19.ac.gov.br/pacto), que:

1. A Regional do Alto Acre, de acordo com o cenário epidemiológico e assistencial, mantém sua classificação em Nível de Cuidado (bandeira verde), permanecendo, portanto, todas as medidas já em vigor desde a classificação anterior, quais sejam: funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais com lotação de 80% da capacidade de público; devendo, no entanto, ser observado que as restrições para eventos permanecem vigentes, de acordo com o previsto nas Resoluções CAECOVID nº 19/2021 e nº 20/2021, disponíveis no Portal do Pacto Acre Sem Covid (http://covid19.ac.gov.br/pacto).

2. As Regionais do Baixo Acre e Purus, e Juruá/Tarauacá-Envira regridem no cenário epidemiológico e assistencial para o Nível de Atenção (bandeira amarela), acarretando mudança de regra para o funcionamento dos setores e atividades comerciais e sociais que passam a funcionar com lotação de 50% da capacidade de público;

Em virtude da regressão de Nível de Risco de duas regionais do Estado, atrelado a incrementos importantes nos indicadores da Pandemia para as três regionais, este Comitê mantém sua recomendação acerca da manutenção das medidas sanitárias jáimplementadas até o momento e propagadas pelas autoridades de saúde, a fim de se manter o cenário epidemiológico e assistencial estável.

Por fim, reafirma-se o compromisso e engajamento deste órgão colegiado em fazer cumprir seu papel no enfretamento ao SARS-CoV-2, na certeza de que todos os esforços empregados reverter-se-ão em conscientização de que as medidas de higiene sanitária e vacinação são os grandes aliados no combate à Pandemia da Covid-19.

Os dados completos relacionados a esta avaliação podem ser acessados no 36º informe técnico.

Atenciosamente,

Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 (CAECOVID)
Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem Covid (GAPASC)

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Flaviano Melo não será sepultado, será semeado em boa terra!

Flaviano Flávio Batista de Melo faleceu, mas não o fez sozinho. Com ele, se foi…

21/11/2024

Enciclopédia atualiza biografia de Flaviano Melo; veja citações

A Wikipédia atualizou a biografia de Flaviano Melo, falecido nesta quarta-feira, 20 de novembro, em…

21/11/2024

Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 nomes são indiciados pela PF por tentativa de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados no âmbito do inquérito…

21/11/2024

“Lei da Bíblia” aprovada em Rio Branco é inconstitucional, dizem Ministério Público e PGR

Uma representação pela propositura de ação direta de inconstitucionalidade perante o TJ/AC pela inconstitucionalidade material…

21/11/2024

Extremos climáticos e baixa concentração de oxigênio: as causas da mortandade de peixes no Rio Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e…

21/11/2024

Dois são presos por tentar furtar cabos de internet em Epitaciolândia

Uma ação rápida da Polícia Militar de Epitaciolândia resultou na prisão de dois homens suspeitos…

21/11/2024