Blog do Crica

A luta vitoriosa de Alan Rick

NINGUÉM da bancada federal do Acre se empenhou tanto quanto o deputado federal Alan Rick (DEM), na defesa da legalização da situação dos médicos formados no exterior, na qual se incluem centenas de acreanos, impedidos de exercer a medicina por não terem CRM.

Alan Rick brigou muito e conseguiu que, enfim, fossem retomados os exames do Revalida, para assegurar aos aprovados o direito de registro no Conselho Regional de Medicina. Tem razão de estar comemorando agora o fato do presidente Jair Bolsonaro ter sancionado uma Medida Provisória, que renova por mais um ano todos os contratos do programa Mais Médicos.

A medida é extensiva aos médicos acreanos formados fora do país. E, também entrou com representação na Procuradoria Geral da República para que o Ministério da Saúde publique de forma imediata o edital de chamamento para os brasileiros formados em Medicina no exterior. Foi uma luta vitoriosa.

VIROU ROTINA

MAIS UMA PESQUISA nacional, e mais uma vez o Lula aparece liderando. É uma teoria da conspiração tola se imaginar que, todos os institutos de pesquisas do país se uniram para colocar o Bolsonaro perdendo feio. Lula com 46%, Bolsonaro com 23% e Moro com 10%, foram os mais votados na pesquisa de ontem do Quaest\Genial. Lula vence folgado em todos os cenários, inclusive, num segundo turno. A saber se as urnas vão confirmar.

SOBREVIVÊNCIA FALA MAIS ALTO

UM AMIGO tucano de alta plumagem comentou ontem que, o Minoru Kinpara, vai observar até abril o cenário para deputado federal no PSDB, e que se não ver uma chapa competitiva, deverá pular fora. É questão de sobrevivência. Na política, ninguém está disposto a morrer na praia.

QUAL O CRIME?

NÃO consegui atinar ainda qual foi o crime cometido pelo prefeito Bocalom ao não querer executar o projeto do “Papai Noel Gay”. Como prefeito, é ele quem define suas prioridades na administração.

NADA BEM NA FITA

FALANDO no prefeito Bocalom, vai um toque: se algum assessor seu disser que está bem na fita da população, não escute, quer lhe agradar. Ontem, peguei dois táxis, e os dois motoristas tecerem elogios nada republicanos à sua gestão. E é o que tenho ouvido no geral de todos que pergunto sobre o assunto. O Bocalom caiu no bolsão da antipatia popular. Tem que descentralizar a gestão.

NÃO CHEGA NA BASE

VOLTO a bisar que, por mais que o prefeito Bocalom tenha boa vontade, trabalhe, não consegue chegar no povão os seus feitos positivos; só as pautas negativas é que estão prevalecendo. É a realidade. Conheço há muito tempo o Bocalom; ele é muito bem intencionado; é um cara do bem, seu problema é achar que pode governar Rio Branco só, como governou Acrelândia. Ainda tem tempo de mudar. Terá três anos até o fim do mandato.

CHEGA DE FAZER REMENDO

SERÁ que não chega a enganar os servidores do IGESAC, com soluções imaginárias, fora da lei, que não geram direito, como alguns deputados estão fazendo? Não façam isso com a boa-fé desses funcionários. É feio! Por qual razão isso não foi resolvido, nos governos do PT?

“CANDIDATO PERIGOSO”

“Se o Gladson me perguntar algum dia sobre a eleição do próximo ano, eu vou lhe dizer para não confiar nos números que colocam o Petecão com 12%, ele cresce nas campanhas e será seu principal adversário. É um candidato perigoso”. O comentário ouvi ontem de um deputado da base do governador Gladson Cameli.

SALVOS PELO GONGO

NA POLÍTICA, tem que ter votos, mas também a sorte ajuda. O STF decretou ontem a legalidade da formação de partidos em federações. Vai facilitar uma união do PT-PSB-PCdoB, salvando os mandatos do casal Perpétua Almeida (Federal), e Edvaldo Magalhães (Estadual), porque são fortes na disputa da reeleição, tendo legenda.

TUDO PARA SER

O secretário do Meio Ambiente, Israel Milani, tem tudo para vir do colégio eleitoral de Brasiléia bem votado; será o candidato da prefeita Fernanda Hassem, sua noiva.

NÃO DÁ LIGA

O PLANO da candidata ao Senado, Márcia Bittar, de filiar-se ao partido do presidente Bolsonaro, não vai dar liga. É que, ela entrando no PL teria de apoiar a deputada federal Mara Rocha ao governo, que é quem comandará a sigla no estado. O candidato da Márcia é o Gladson.

MISSÃO NADA FÁCIL

NÃO CONHEÇO o restante da chapa do PT para deputado federal, apenas Léo de Brito, Sibá Machado e Raimundo Angelim. E, qualquer um dos três não será fácil derrotar a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB); que, acontecendo a federação, estará na mesma chapa.

QUEBROU A CASTANHA

UM DOS motes da campanha do PT na eleição de 2018 para o governo, era o de que se o Gladson Cameli ganhasse, no terceiro mês atrasaria os salários dos servidores. Fechando um ano de gestão, não só está pagando em dia; mas pagando antecipadamente.

IMBATÍVEL NO PEDAÇO

PESQUISA para consumo interno de um partido, mostra que a deputada federal Jéssica Sales (MDB) aparece folgada, como a mais votada em todos os municípios do Juruá.

SAIU BEM

É reconhecido até por deputados da oposição que a secretária de Educação, Socorro Neri, se saiu bem nesta confusão do pagamento do bônus do FUNDEB, para os professores. Foi presença ativa nos debates a favor da classe do magistério.

ABRIL É O MÊS D

NO início de abril de 2022, estaremos com o quadro político acomodado. Saberemos para onde irão os deputados que ficaram sem legenda; e outros que vão mudar de sigla por conveniência. E, logo em seguida, podem vir as definições sobre as candidaturas de vices e saber quem manterá a candidatura ao Senado. Contratar pesquisa antes disso, é como se jogar dinheiro fora.

PULOU FORA

O EX-PRESIDENTE DO BASA, Marivaldo Melo, desistiu de disputar um mandato de deputado federal pelo AVANTE, pela dificuldade do partido em montar uma boa chapa para a Câmara Federal. A dificuldade em formar chapas fortes, é inerente a todos os partidos.

NÃO VAI CONSEGUIR

O PODEMOS é outro partido que, segundo informações, está com sérias dificuldades de montar uma chapa competitiva de deputado federal, o que pode levar o ex-deputado Ney Amorim a migrar para uma sigla, que conseguir montar uma chapa que o favoreça na disputa de Federal. No PODEMOS, pode ser candidato e não se eleger.

FRASE MARCANTE

“Cada criatura é um rascunho a ser retocado sem cessar”. Guimarães Rosa.

Luis Carlos Moreira Jorge
Compartilhe
Publicado por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024