Destaque

Veterinário Pena é o novo chefe da Embrapa do Acre

Na quarta-feira passada, 6 de outubro, aconteceu a transmissão do cargo de chefe-geral da Embrapa Acre, em solenidade on-line. O médico veterinário Bruno Pena substitui o engenheiro agrônomo Eufran Amaral, que ficou no cargo por oito anos. Participam da cerimônia de posse o presidente da Embrapa, Celso Moretti e o diretor-executivo de Gestão Institucional, Tiago Toledo Ferreira. A live inicia às 15h, no horário de Brasília (13h no Acre), transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube: https://youtu.be/9p-qLT5h7FM.

Também foram empossados os novos chefes-adjuntos da Empresa: Pesquisa & Desenvolvimento, Transferência de Tecnologias e Administração. A live contará ainda com a participação de convidados e colaboradores da Unidade.

A sucessão de dirigentes da Embrapa acontece por meio de edital público. Aberto a profissionais do quadro funcional da Empresa, o processo seletivo considera critérios de recrutamento como a experiência dos candidatos em gestão e pesquisa e o mérito técnico do plano de trabalho. No Acre, a seleção foi realizada entre maio e julho e a nomeação do novo gestor, pela Diretoria-Executiva da Empresa, efetivada em setembro. O tempo de gestão é dois anos, podendo ser prorrogado até duas vezes, por igual período.

Enfoques de trabalho

Bruno Pena é natural de Volta Redonda (RJ), tem mestrado e doutorado em Ciência Animal, com ênfase em biotecnologia da reprodução, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, e ingressou na Embrapa Acre em 2013, como analista. Ele deixa o cargo de chefe-adjunto de Transferência de Tecnologias, que exerceu por quatro anos, para assumir a direção da Embrapa Acre, com o compromisso de ampliar a capacidade de trabalho da Empresa e de gerar inovações para uma produção agropecuária e florestal mais sustentável, em benefício da Amazônia e da sociedade brasileira.

Entre os enfoques de trabalho da sua gestão está o desenvolvimento de novas tecnologias para otimizar o uso da terra por meio do aproveitamento de áreas alteradas e para intensificar a produção pecuária, de grãos e a fruticultura, com vistas à melhoria da renda familiar e qualidade de vida no campo. Outra prioridade será a criação de alternativas tecnológicas para viabilizar o aproveitamento de bioinsumos de origem amazônica e o fortalecimento do manejo florestal sustentável na região.

“Vamos trabalhar fortemente para possibilitar que esse ativo fantástico que é a floresta possa também se converter em retorno financeiro garantido para diferentes populações da Amazônia. Além de beneficiar as comunidades que dependem diretamente dos recursos naturais como fonte de renda, o uso de tecnologias sustentáveis beneficia o mundo por contribuir com a manutenção da floresta, aspecto que influencia as mudanças climáticas no planeta”, afirma o novo gestor.

Equipe

Engenheira de Produção Agroindustrial, Jana Roiz Saito assume a Chefia de Pesquisa & Desenvolvimento. A analista é mestre em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (SP) e tem especialização em Gestão de Projetos pela Escola Superior Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Na Embrapa Acre há oito anos, atuou em diversos setores e desde 2018 ocupava a Secretaria-Executiva do Comitê Técnico Interno (CTI) da Unidade.

Segundo a gestora, a Embrapa Acre tem atuado em temáticas relevantes para garantir segurança alimentar e renda para as populações amazônicas, mas a pesquisa é dinâmica e inovações são necessárias. O alinhamento da carteira de projetos a temas prioritários e a incorporação de novas temáticas, a partir de cenários presentes e futuros, assim como a cooperação com diferentes segmentos do setor produtivo, são aspectos fundamentais para fortalecer a atuação da Empresa na Amazônia. “Nosso propósito é garantir a execução de pesquisas, com base em um planejamento focado em demandas locais e regionais, e continuar entregando resultados concretos para a sociedade”, ressalta.

Fernando Malavazi é o novo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia. Graduado em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (PR), é especialista em Gestão do Agronegócio, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na Embrapa Acre desde 2010, atuou no Núcleo de Desenvolvimento Institucional, Setor de Infraestrutura e Logística e em atividades com foco em negócio tecnológico.

“A proposta é ampliar as ações de transferência de tecnologias e promoção de inovações para o setor produtivo, por processos tradicionais e meios digitais. Um dos caminhos viáveis nesse processo é a consolidação de novas parcerias, com foco no desenvolvimento e licenciamento de soluções tecnológicas geradas pela pesquisa”, explica Malavazi.

Hudson de Sousa Nardi ocupa a chefia-adjunta de Administração. Engenheiro agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em georrefenciamento de imóveis rurais, ingressou na Embrapa Acre em 2011 e, desde 2012 ocupava a supervisão do Setor de Campos Experimentais. Para o gestor, a área administrativa é facilitadora da pesquisa, atividade-fim da Embrapa, o que torna essencial a interação dessa instância com as diferentes áreas da Empresa.

“A gestão pública impõe muitos desafios, mas fluxos operacionais baseados em normas são necessários para adequar rotinas, garantir segurança aos processos e evitar problemas com os órgãos de fiscalização e controle.  A Empresa está em constante evolução e tem buscado implementar novas ferramentas de gestão que possibilitem simplificar processos”, completa.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Abertas inscrições para jurista substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Acre

As inscritas e inscritos no edital, deve estar na data de indicação, no exercício da…

21/05/2024

Educação lança programa para erradicar o analfabetismo no Acre

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de…

21/05/2024

Moradores usam corda para retirar jacaré de prédio; confira o vídeo

Moradores espantaram um jacaré que entrou em um prédio na Cidade de Deus, zona oeste…

21/05/2024

Tiktoker diz que perdeu a visão ‘de um dia para o outro’ após coçar os olhos; como isso é possível?

Um caso curioso chamou a atenção dos usuários do TikTok. Uma jovem contou em seu…

21/05/2024

VÍDEO: Motorista derruba de motocicleta família que saía de hospital e foge sem prestar socorro

Um casal, juntamente com uma criança de quatro anos, foram atropelados quando estavam em uma…

21/05/2024

Água com vinagre de maçã ajuda a emagrecer? Faz bem para saúde?

Muito usado para temperar saladas, o vinagre de maçã é rico em agentes antioxidantes, antibacterianos,…

21/05/2024