Destaque

Receita explica quem pode e como doar parte do imposto de renda ao povo do Rio Grande do Sul

A Ouvidoria da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) tem recebido questionamentos sobre a possibilidade de doação de parte do imposto sobre a renda devido ao povo do estado do Rio Grande do Sul, fortemente atingido por enchentes.

A legislação do imposto sobre a renda da pessoa física (IRPF) permite a doação de parte do imposto sobre a renda devido diretamente na Declaração de Ajuste Anual (DAA) da pessoa física do exercício de 2024 aos fundos controlados pelos Conselhos da Criança e do Adolescente Nacional, Distrital, estaduais e municipais e aos Fundos Controlados pelos Conselhos Nacional, Distrital, estaduais ou municipais da Pessoa Idosa, quando utilizado o modelo pela utilização das deduções legais, até o limite de 3% do imposto sobre a renda devido a cada um desses dois Fundos. Salienta-se que essa possibilidade também se sujeita ao limite global anual de doações realizadas no ano-calendário de 2023, de 6%.

Assim, é possibilitado aos contribuintes destinar parte de seu imposto sobre a renda devido aos Fundos dos Conselhos da Criança e da Pessoa Idosa localizados no estado do Rio Grande do Sul, independentemente de seu domicílio tributário.

Como regra geral, os contribuintes devem apresentar a declaração e efetuar o pagamento das referidas doações até o dia 31 de maio de 2024, por meio de Darfs específicos gerados pelo programa IRPF2024.

Devido à decretação do estado de calamidade pública e a publicação da Portaria RFB nº 415, de 6 de maio de 2024 , para os contribuintes domiciliados nos municípios do Rio Grande do Sul afetados por chuvas intensas e declarados estado de calamidade pública, a apresentação da DAA, o pagamento das quotas e as doações aos Fundos diretamente em sua DAA podem ser realizados até dia 31 de agosto de 2024 .

O contribuinte que já apresentou a sua declaração do exercício de 2024, pode efetuar a sua retificação e doar diretamente até 3% do imposto sobre a renda devido a cada um desses Fundos, observado o limite global anual de 6%.

Por Receita Federal

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Acre amplia acesso a bolsas do programa Mães da Ciência para mulheres moradoras de rua

O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), vai incluir…

29/05/2024

Campanha de vacinação contra poliomielite segue até 13 de junho no Acre

OvMinistério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite,…

29/05/2024

Três mil famílias indígenas do Acre serão contempladas com Luz Para Todos

elo menos 3 mil famílias indígenas do Acre poderão ser contempladas com o Programa Luz…

29/05/2024

Ùltimo FPM de maio cai hoje (29/5) na conta das prefeituras do Acre: R$32 milhões

A última transferência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio – no valor…

29/05/2024

QUASE PRONTO obras do Centro Integrado de Esporte e Lazer avançam e transformam cena urbana da Estação Experimental, em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), inspecionou…

29/05/2024

Quase 2 milhões de pessoas receberam absorvente de graça este ano

Quase 2 milhões de pessoas retiraram absorventes de graça por meio do Programa Dignidade Menstrual,…

29/05/2024