O Instituto Federal do Acre (Ifac) tem duas equipes classificadas para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2021). As equipes formadas por alunos dos campi Rio Branco e Tarauacá participaram da fase estadual da OBR na modalidade Prática Virtual Simulação, nível 2, realizada no início de agosto. Em função do ótimo desempenho, elas se classificaram e agora se preparam para participar da fase nacional que será realizada entre os dias 11 a 15 de outubro.
Para a etapa estadual, os alunos trabalharam na montagem e programação de um robô móvel para execução de tarefas em uma arena que simula um ambiente de resgate. Devido à pandemia, a competição aconteceu virtualmente a partir da plataforma sBotics, onde cada equipe teve três rodadas para executar seus códigos em diferentes arenas. Trata-se de um desafio tradicional da competição, conforme explicou o coordenador da OBR/AC, professor William Maia.
A equipe Tech Legends, formada pelos alunos de Informática para Internet, do campus Rio Branco, Analice Barbosa e Wydenmairion Silva contou com a tutoria do professor Breno Silveira. Eles acumularam 650 pontos e conseguiram se classificar em primeiro lugar para a etapa nacional.
Para a fase nacional, em outubro, ele contou como a equipe está se preparando: “Faltando três dias pra estadual, a gente tinha o código funcionando. Faltando um dia, a gente fez uma chamada via meet e o código simplesmente não quis funcionar. Pensamos em desistir, mas mesmo assim a gente tinha um objetivo que era vencer. Madrugamos a noite toda refazendo o código. Por isso, a gente está revendo os vídeos das partidas para identificar o que fizemos de errado. Vamos buscar melhorar para ter uma colocação legal ou a vitória na nacional.”
Com a equipe do campus Tarauacá também não foi diferente. Os estudantes Willian Bezerra e Willin da Silva, com tutoria do professor Ângelo Maggioni, participaram pela primeira vez da competição. Com o desempenho na fase estadual, a equipe somou 505 pontos, garantindo a vaga na nacional. De acordo com o professor, eles estão se preparando com entusiasmo para o próximo desafio.
“Na fase estadual, nosso robô teve dificuldade para ultrapassar a rampa. A equipe está motivada para a etapa nacional da OBR, os alunos Willin e Willian estão desenvolvendo a ‘garra’ para resgate da vítima”, comentou o professor Ângelo que desde 2017 coordena o projeto de robótica no Ifac de Tarauacá.
Ifac na OBR
Em 2018 o campus Tarauacá foi a única equipe a representar o Acre na etapa nacional da OBR, realizada em Fortaleza – CE. Já em 2019, a equipe Start Robot, do campus Rio Branco, participou da OBR nacional, realizada no Rio Grande do Sul.
O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…
Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…
Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…
No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…
A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…