fbpx

Ifac terá duas equipes na etapa nacional da Olimpíada de Robótica

O Instituto Federal do Acre (Ifac) tem duas equipes classificadas para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2021). As equipes formadas por alunos dos campi Rio Branco e Tarauacá participaram da fase estadual da OBR na modalidade Prática Virtual Simulação, nível 2, realizada no início de agosto. Em função do ótimo desempenho, elas se classificaram e agora se preparam para participar da fase nacional que será realizada entre os dias 11 a 15 de outubro.

Para a etapa estadual, os alunos trabalharam na montagem e programação de um robô móvel para execução de tarefas em uma arena que simula um ambiente de resgate. Devido à pandemia, a competição aconteceu virtualmente a partir da plataforma sBotics, onde cada equipe teve três rodadas para executar seus códigos em diferentes arenas. Trata-se de um desafio tradicional da competição, conforme explicou o coordenador da OBR/AC, professor William Maia.

obr-arena.jpg “A etapa estadual da OBR foi muito proveitosa para quem participou. Tivemos dificuldade em fazer com que mais equipes pudessem participar em função da carga de atividades do ensino remoto. Os alunos estão tendo uma dificuldade maior de participar dos projetos de extensão. Mesmo assim contamos com quatro equipes do Ifac inscritas, entre elas a Tech Legends, que foi a campeã, e a Ifac Tarauacá, uma equipe que teve um bom resultado e com bastante conhecimento de programação. Tivemos algumas intercorrências por conta do formato, mas as questões foram sanadas com apoio da organização. Todas as equipes participaram de todas as rodadas virtualmente. Agora as equipes estão se preparando para a etapa nacional. Esperamos que eles possam participar e elevar o nome do nosso estado e do nosso Instituto”, comentou o coordenador da OBR/AC.

A equipe Tech Legends, formada pelos alunos de Informática para Internet, do campus Rio Branco, Analice Barbosa e Wydenmairion Silva contou com a tutoria do professor Breno Silveira. Eles acumularam 650 pontos e conseguiram se classificar em primeiro lugar para a etapa nacional.

obr-tech-legends.jpgSobre a participação na etapa estadual, o líder da Tech Legends, Wydenmairion Silva garantiu que foi divertido, apesar das dificuldades da prova virtual. “Foi bem interessante, divertido e bem desafiador. A gente participou buscando a vitória na estadual e graças a Deus ficamos entre os melhores do Acre nos classificando para a nacional. A única coisa que senti falta foi de não ser presencial, já que trabalhamos no robô via Google Meet. Infelizmente a cooperação entre equipe não é a mesma coisa, isso fez bastante falta mesmo sendo remoto.”

Para a fase nacional, em outubro, ele contou como a equipe está se preparando: “Faltando três dias pra estadual, a gente tinha o código funcionando. Faltando um dia, a gente fez uma chamada via meet e o código simplesmente não quis funcionar. Pensamos em desistir, mas mesmo assim a gente tinha um objetivo que era vencer. Madrugamos a noite toda refazendo o código. Por isso, a gente está revendo os vídeos das partidas para identificar o que fizemos de errado. Vamos buscar melhorar para ter uma colocação legal ou a vitória na nacional.”

Com a equipe do campus Tarauacá também não foi diferente. Os estudantes Willian Bezerra e Willin da Silva, com tutoria do professor Ângelo Maggioni, participaram pela primeira vez da competição. Com o desempenho na fase estadual, a equipe somou 505 pontos, garantindo a vaga na nacional. De acordo com o professor, eles estão se preparando com entusiasmo para o próximo desafio.

obr-robo.jpg

“Na fase estadual, nosso robô teve dificuldade para ultrapassar a rampa. A equipe está motivada para a etapa nacional da OBR, os alunos Willin e Willian estão desenvolvendo a ‘garra’ para resgate da vítima”, comentou o professor Ângelo que desde 2017 coordena o projeto de robótica no Ifac de Tarauacá.

Ifac na OBR

Em 2018 o campus Tarauacá foi a única equipe a representar o Acre na etapa nacional da OBR, realizada em Fortaleza – CE. Já em 2019, a equipe Start Robot, do campus Rio Branco, participou da OBR nacional, realizada no Rio Grande do Sul.

Neste artigo