Notícias

Impacto da Covid-19 em hipertensos é foco de estudo

lém da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da cura, cientistas buscam soluções para os efeitos da COVID-19 na saúde mental dos pacientes. É o caso de pesquisadores da Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que analisam as complicações do novo coronavírus em hipertensos.

O projeto, que integra o Programa da CAPES de Combate a Epidemias, investiga a presença de depressão, ansiedade e estresse após os pacientes terem a COVID-19, e como essas enfermidades afetam os cuidados com a hipertensão. “O nosso foco é olhar o paciente e ver as suas respostas diante do que ele vivencia, como, por exemplo, a tristeza. Identificar o que leva a ter essas consequências em termos de saúde mental e propor uma intervenção efetiva”, argumenta Águeda Zimmer Calvacante, professora e pesquisadora do projeto.

Segundo ela, quase metade dos pacientes não faz um controle eficaz da hipertensão. “E o motivo dessa falta de cuidado é que estamos buscando identificar, pois há um impacto na qualidade de vida dessas pessoas. Queremos que os resultados da pesquisa façam diferença na prática clínica e que deem soluções a esses problemas”, afirma Águeda.

O bolsista da CAPES, Ricardo Costa da Silva, doutorando em Enfermagem, participa do projeto. Ele estuda os comportamentos que causam o controle ineficaz da saúde. Esses pacientes precisam ter outras atividades para além da medição da pressão arterial, como uma  alimentação adequada e exercícios físicos.

“Essa pesquisa facilita a tomada de decisão e o planejamento de cuidados que minimizam a ocorrência de desfechos negativos, como a hospitalização, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular encefálico, e contribuem para a melhor qualidade de vida desse paciente”, explica Ricardo. Em sua avaliação, o trabalho tem um efeito no Brasil e no exterior que só é possível “graças ao fomento da CAPES que auxilia não apenas a minha bolsa, mas as de outros pesquisadores brasileiros”.

Liga de Hipertensão
O projeto de pesquisa é desenvolvido com pacientes que participam da Liga de Hipertensão Arterial, um ambulatório na UFG que reúne estudantes da pós-graduação de Enfermagem e Medicina. Criada em 1989, a unidade junta ensino, pesquisa e extensão e atende cerca de duas mil pessoas. No espaço, atuam diversos bolsistas da CAPES.

Ana Luiza Lima Sousa, coordenadora da Liga de Hipertensão e da área de pesquisas clínicas de Enfermagem, explica que no local acontecem estudos de observação e ensaios clínicos. Além disso há a possibilidade de se fazer todos os tipos de medida de pressão arterial. “Aqui pesquisamos medicamentos, equipamentos e novas formas de intervenção para evitar diversas doenças”.

O objetivo, segundo ela, é desenvolver pesquisas que ofereçam respostas à sociedade. “Atuamos com a formação de cientistas para que os seus trabalhos passam fazer diferença e transformar a vida das pessoas que buscam o atendimento”, ressalta.

Sobre o Programa de Combate a Epidemias   
Programa de Combate a Epidemias incentiva estudos voltados à prevenção e ao enfrentamento da COVID-19 e outras doenças, com aporte de até R$200 milhões previstos para quatro anos de execução.

Sua estruturação é baseada em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas. Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de pessoal foram selecionados e contam com a participação de 1.248 pesquisadores.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Microplásticos encontrados na comida podem ser levados ao cérebro, diz estudo

Pequenas partículas de plástico chamadas de "microplástico", encontradas em comidas, poderiam migrar do intestino para…

30/04/2024

Bombeiro é atropelado por motociclista que empinava moto; veja o vídeo

Um bombeiro foi atropelado por um motociclista que passou empinando uma moto na frente da…

30/04/2024

O que está por trás do aumento de peso em crianças no Brasil

Estudo recém-publicado revela que excesso de peso se tornou um problema ainda mais grave entre…

30/04/2024

Jovens participam de ‘trend da gravidez’, e mulher desmaia ao ver resultado positivo

Jovens participam de 'trend da gravidez', e mulher desmaia ao ver resultado positivo. O post…

30/04/2024

Problema nos rins deve se tornar 5ª maior causa de morte no mundo

A doença renal crônica vem se tornando uma epidemia silenciosa e deve se tornar a…

30/04/2024

Vídeo mostra agressão de Ben Jor a fotógrafo; cantor foi a audiência no Rio

Jorge Ben Jor, 85, compareceu na manhã de hoje ao 5º Juizado Especial Cível da…

30/04/2024