Graças ao avanço da vacinação e queda no registro de casos de Covid-19, uma das mais tradicionais comemorações populares de Rio Branco voltou a ser realizada, nesta sexta-feira, 6. Há exatos 117 anos, era fundado o bairro 6 de Agosto, um dos mais antigos da capital. Como em festividades anteriores, diversas atividades culturais e esportivas foram especialmente organizada para os seus moradores.
Mais uma vez, o governador Gladson Cameli prestigiou o evento realizado com o apoio institucional do governo estadual. Em seu discurso, o gestor parabenizou a comunidade centenária por sua trajetória marcante e lembrou que a história do bairro se confunde com o próprio Acre, que nesta mesma data celebra os 119 anos do início da Revolução Acreana.
“Quero aproveitar essa solenidade para saudar todos os moradores do bairro 6 de Agosto e do Segundo Distrito. Aqui, estamos em um lugar histórico. Hoje, celebramos os 117 anos do início desse bairro, que começou, praticamente, junto com a nossa Revolução”, afirmou.
“Os 119 anos da Revolução Acreana merecem algumas reflexões. Primeiro, que nós somos o único estado brasileiro, que lutou para pertencer ao Brasil. Isso é muito simbólico. Nós, acreanos, somos brasileiros, graças a luta dos nossos antepassados, que fizeram essa revolução, que hoje comemoramos”, completou.
Para abrilhantar a solenidade, homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro desfilaram para as autoridades e público presente na principal rua da comunidade. O ato também contou a participação de veículos do Acre Jeep Clube e do Clube do Fusca Acre. Por medida de segurança sanitária, a participação de estudantes foi suspensa para não gerar aglomerações.
Presente à solenidade, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou o orgulho que os moradores possuem pelo bairro e demonstrou o empenho da gestão municipal em contemplar a localidade com melhorias por parte do poder público.
“O bairro 6 de Agosto tem um significado muito grande para o Acre, que também é a data da nossa Revolução. As pessoas que nasceram e vivem aqui têm muito orgulho dessa comunidade e considero isso como muito importante. A prefeitura fará todo o possível para trazer melhorias para a população desse bairro”, argumentou.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro 6 de Agosto, Marcelo Fontinele Ferreira, comentou sobre a 37ª festividade e o retorno das comemorações após um ano de interrupção. “Avalio o retorno da nossa festa com muita felicidade e gratidão. Foi uma solenidade muito bonita e a nossa principal intenção é valorizar os moradores da comunidade”, pontuou.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Socorro Neri; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; o presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Arlenilson Cunha; o senador Sérgio Petecão; o deputado estadual Whendy Lima; o deputado estadual Roberto Duarte; o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N Lima; e a vereadora Lene Petecão também participaram da solenidade.
Sentada na calçada, dona Maria de Jesus Agda faz questão de sempre acompanhar as festividades. Com 92 anos de idade, ela nasceu na comunidade e é considerada a mais antiga moradora em vida. A aposentada fala, orgulhosa, de viver no mesmo local há quase um século.
“Quando a minha família chegou aqui, esse lugar tinha poucas casas e era uma grande mata. Com o passar do tempo, foi chegando mais gente e crescendo. Gosto muito daqui e é um bairro bom de se morar”, conta.
Outro morador antigo é Jamil Farias. Se não bastasse viver na comunidade há 56 anos, ele possui um pequeno comércio no Mercado Municipal da 6 de Agosto, onde trabalha desde 1986. “Quem mora aqui, não quer sair. Uma das vantagens é que estamos, praticamente, no centro da cidade. Temos um povo acolhedor e um bairro agradável de se viver”, declarou.
A extensa programação em comemoração aos 117 anos do bairro 6 de Agosto seguirá até a noite. No período da tarde, serão realizados torneios esportivos de vôlei e futebol, apresentação do Circo Broadway, bingo comunitário e um culto evangélico. Às 19h, terá início o concurso Miss e Mister 6 de Agosto e às 20h30 começa o show musical com a banda Kuringa do Forró, com participação do DJ Ismael Fernandes. A festa tem previsão de encerramento às 22h30, com uma queima de fogos de artifício.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.799 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (23) à…
A relação entre saúde e clima é um dos principais desafios contemporâneos para o desenvolvimento…
O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…
Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…
Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…