O governador Carlos Moisés apresentou nesta terça-feira, 22, a uma comitiva do estado do Acre o modelo de gestão da administração pública catarinense, que conta com 261 indicadores de desempenho. A apresentação foi feita ao governador do Acre, Gladson Cameli, que realiza uma visita institucional a Santa Catarina, acompanhado de seu secretário da Saúde, Alysson Bestene Lins, e demais assessores.
Gladson Cameli foi recepcionado na Casa d’Agronômica por Carlos Moisés e pelos secretários de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, e da Saúde, André Motta Ribeiro. Segundo o Carlos Moisés, a visita foi importante para uma troca de experiências.
“Pudemos receber o governador Gladson e mostrar alguns dos resultados que estamos obtendo por meio de um modelo gestão baseado na eficiência. Ele também nos mostrou o que está fazendo por lá, e essa troca de experiências é muito importante”, conta.
O chefe do Executivo acreano se disse impressionado com o modelo criado pelo Governo catarinense para gerir a máquina pública. Segundo ele, a intenção é levar a mesma lógica para o Norte do país.
“Eu fiz questão de vir conhecer, pois esse é um modelo que está dando certo e eu quero levar para o Acre. Fica a nossa gratidão ao povo de Santa Catarina e a toda a equipe de Governo. Ao fazer gestão, economizar e diminuir o gasto público com coisas desnecessárias, você vai automaticamente melhorar a vida das pessoas”, diz Cameli.
Pela manhã, os indicadores foram apresentados à comitiva do Governo do Acre durante a reunião do colegiado. Foram discutidos pontualmente seis indicadores detalhados pelos dirigentes das pastas e respectivas equipes de trabalho: pela secretaria da Infraestrutura, foi apresentada a evolução das obras de rodovias do programa Novos Rumos; na sequência, o programa Minha Nova Escola, com apresentação sobre o andamento das obras de reconstrução e revitalização das escolas estaduais; a Casan trouxe um demonstrativo sobre os projetos de ampliação da rede de abastecimento de água; os licenciamentos ambientais em várias fases foram demonstrados pelo IMA e encerrando os trabalhos, a Santur apresentou o projeto de reforço na sinalização turística para áreas com potencial a serem desenvolvidas no Estado.
“O modelo catarinense permite que os gestores tenham um conhecimento amplo sobre as demandas que estão em evolução, os gargalos e o que precisa ser ajustado para acelerar o crescimento do Estado em todas as áreas”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
A comitiva acreana estava representada pela representada pela secretária adjunta de Planejamento do Acre, Kelly Lacerda, pelo diretor de Planejamento e Orçamento, Wagner de Sena e pela Chefe de Departamento, Vasti Queiroz.