Destaque

Acre sai da fase vermelha do risco da Covid-19

A 21ª coletiva de imprensa do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 para anúncio da nova classificação de risco perante a doença colocou todo o estado em Nível de Atenção (Bandeira Amarela). É a primeira vez que as três regionais apresentam melhoras nos índices da doença desde 1 de fevereiro, quando todo o estado entrou em Bandeira Vermelha e passou a viver o auge da pandemia.

Segundo o levantamento feito por meio do Pacto Acre Sem Covid, as três regionais de saúde do estado apresentaram reduções significativas principalmente nas notificações de síndrome gripal, casos confirmados de Covid-19, ocupação de leitos de UTI e enfermaria, além do número de óbitos pela doença.

De 25 de abril a 1 de maio, o estado registrou cerca de 3.500 notificações por síndrome gripal, enquanto de 21 a 27 de março foi registrado o pico de notificações em mais de sete mil. E quando em semanas anteriores os testes de RT-PCR eram feitos entre dois e três mil por semana, a última de avaliação registrou apenas 600.

O governador Gladson Cameli participou da coletiva por videoconferência e garantiu o funcionamento de bares e restaurantes agora até meia-noite, mas reforçou que não se pode subestimar a doença e a possibilidade de ela voltar em uma nova onda.

“Não podemos esquecer de permanecer tomando todos os cuidados necessários no combate à Covid. Já temos consciência do que temos que fazer. Tem que ser um retorno com muita responsabilidade. E caso venha acontecer algum aumento no número de casos, nós vamos retomar as medidas mais rígidas tomadas. A vida não está normal. Temos que ter todos os cuidados, principalmente agora, para não deixarmos essa doença retomar”, conta o governador.

O secretário de Saúde e presidente do Comitê, Alysson Bestene, reforçou que os cuidados básicos ainda são necessários, entre lavar as mãos, higienizar com álcool, manter um distanciamento social e usar máscaras em todos os ambientes fora de casa.

A coordenadora do Pacto Acre Sem Covid, Karolina Sabino, reforçou: “Enquanto não tivermos vacinação em massa, precisamos manter os cuidados básicos para que a doença não volte a números altos e sufoque o sistema de saúde que finalmente tem dado uma aliviada. Além disso, o auto isolamento ainda é extremamente necessário e útil”.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

TCE/AC estuda viabilidade de concurso para conselheiro-substituto

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou nesta sexta-feira, 22, a Portaria…

22/11/2024

RBTrans fará teste para estreitamento da Avenida Ceará neste sábado na capital

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), em parceria com a Secretaria Municipal de…

22/11/2024

Operação prende bandos faccionados que tocavam o terror em Sena Madureira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial…

22/11/2024

Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros

A Caixa Econômica Federal informou nesta quinta-feira (21) que voltou a oferecer a linha crédito…

22/11/2024

Gata não gosta de visitas e fica às vigiando 24h e diverte web; assista o vídeo

Karolina Lopes junto com seu namorado foram visitar um amigo em outra cidade. Ele é…

22/11/2024

Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

O Orçamento Geral da União de 2024 terá um novo bloqueio em torno de R$…

22/11/2024