Cidades

Bocalom visita ramais do “cinturão verde” e garante apoio ao homem do campo

Em visita ao ramal do Panorama, região do “cinturão verde” de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, reafirmou o compromisso de sua gestão na garantia do escoamento da produção dos pequenos agricultores da zona rural da capital acreana.

O gestor estava acompanhado do diretor presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), José Assis Benvindo e do secretário da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra), Eracides Caetano.

De acordo com Bocalom, a prefeitura, por meio da Safra, trabalha num primeiro momento focada no levantamento de área para tão logo as condições climáticas permitirem iniciar a revitalização de ramais. A meta, em 2021, é revigorar 500 quilômetros de ramais, a partir do entorno da cidade.

O ramal 3 irmãos, que dá acesso a várias comunidades ribeirinhas, pólo de grande produção de hortaliças, milho, mamão, colorau, goma de mandioca e alevinagem (produção dos filhotes dos peixes), bem como a engorda do peixe, também foi visitado pelo prefeito.

Há muitos anos a região sofre com falta de infraestrutura e acessibilidade, o que dificulta a vida das pessoas que vivem da agricultura familiar. Esses produtores investem em suas propriedades, mesmo com os altos riscos de perda dos produtos, situação que a prefeitura, na gestão Bocalom, trabalha para evitar.

“Temos vários produtores que moram e produzem as margens do Acre, mas eles precisam desse acesso para escoar seus produtos. A cidade está a horas de barco e a poucos quilômetros de ramal. Estamos olhando para essa gente com muito carinho e estudando toda viabilidade possível para garantir o escoamento da produção”, explicou o secretário da Safra, Eracides Caetano.

O prefeito Tião Bocalom ouviu produtores rurais e falou que quem está trabalhando e produzindo precisa de apoio da prefeitura. Enalteceu a grande produção de alevinos, mas lembrou especialmente das outras 16 famílias de produtores que também precisam do ramal.

“Podem ter certeza, estamos trabalhando para cuidar do homem do campo e o primeiro cuidado passa pelo acesso. No verão iremos fazer uma raspagem nos 2200 quilômetros de ramais existentes na cidade e recuperar bem 500 quilômetros, com piçarramento, começando pelo entorno de Rio Branco. Os demais serão recuperados de acordo com cada jazida de piçarra que a gente tem”, disse Bocalom.

José Assis Benvindo, presente da Emurb, lembrou que o ramal 3 Irmãos está sem um trabalho de engenharia mais contundente há muito tempo. “O prefeito está certo quando prioriza a abrangência de entendimento. Vamos cuidar e melhorar a qualidade de acesso desse e de outros ramais”, ponderou.

O produtor José Ivan Barbosa, trabalha com peixes desde 1985. Depois de mais de três décadas de trabalho, hoje, possui cerca de 120 hectares de área inundada e seu centro de alevinagem produz cerca de 2 milhões de larvas de peixes por semana. Ele abastece todo Estado. Mas nem sempre foi assim.

“Eu era considerado o doido da família. Era o cara que poderia fazer as coisas dar errado, mas sonha alto, mesmo sabendo que era um sonho muito distante. Deu certo. O Tião Bocalom sempre foi uma esperança para o agronegócio do nosso município. Eu sempre comentei, querem fartura na cidade? Investe no homem do campo”, colocou.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Outubro terá bandeira tarifária vermelha patamar 2: acreanos vão pagar mais caro ainda pela conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nesta sexta-feira (27/9), que a bandeira tarifária será…

27/09/2024

Custo de produção da soja é de 42 sacas por hectare no Acre

O Fórum Empresarial do Acre reuniu, nesta quinta-feira, 26, representantes da Ufac, IBGE, Seagro, do…

27/09/2024

A campanha do Acre para salvar animais silvestres afetados pelos incêndios

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Centro de Triagem de Animais…

27/09/2024

Polícias de três Estados prendem homem condenado por estupro de vulnerável no Acre

Da PC AM --- A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 71ª Delegacia…

27/09/2024

Repressão a queimadas realizou 140 operações no Acre em 2024

O governo do Acre, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar…

27/09/2024

PF e CGU deflagram operação de combate a desvio de recursos públicos, fraude em licitação e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União - CGU, deflagrou nesta…

27/09/2024