Cidades

Rio Branco tem quase 300 estabelecimento fiscalizados em final de semana de Lockdown

A fim de conter o avanço da pandemia, o governo do Estado, por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) do Acre, em apoio à Vigilância Sanitária de Rio Branco, está realizando dia e noite a fiscalização para o cumprimento das medidas contidas no decreto de n°8.260.

O decreto, publicado no Diário Oficial em 28 de fevereiro, restringe o funcionamento das atividades comerciais, sociais e religiosas durante a vigência da bandeira vermelha, classificação referente ao risco de contágio durante a pandemia do coronavírus. Em dias úteis, fica regulamentada a redução da capacidade de atendimento, e, nos fins de semana e feriados, a suspensão de todas as atividades essenciais e não essenciais, salvo exceções.

Nesta terça-feira, 16, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) divulgou o balanço das ações de fiscalização realizadas durante o fim de semana, quando, além da suspensão de qualquer atividade, estavam proibidas a ocupação e a permanência em espaços públicos de lazer, como praças, parques e áreas de recreação.

Ao todo, durante o sábado, 13, e o domingo, 14, foram fiscalizados 278 estabelecimentos comerciais nas três regionais de Rio Branco. Desses, 112 foram notificados e sete autuados por desobediência ao decreto. Todos os locais públicos onde costumeiramente há grande circulação de pessoas foram isolados e foi mantida a fiscalização até o fim da noite de domingo. Foram mobilizadas 41 equipes com 96 servidores do Sistema de Segurança e Vigilância Sanitária, além de 34 veículos oficiais.

Todas as principais áreas sociais e de lazer de Rio Branco forma isoladas. Foto: Marcos Vicentti

No interior

As ações de fiscalização para o cumprimento do decreto ocorreram simultaneamente nos 22 municípios acreanos, sendo registradas ocorrências apenas em Epitaciolândia, onde a Polícia Militar precisou cumprir uma ordem judicial para o fechamento de um supermercado; e em Cruzeiro do Sul, com a condução de pessoas por venda de alimentos e bebidas alcoólicas. Os demais municípios não tiveram registros de ocorrência.

Participação da População

Por meio dos números 181 e 190, a população também pode colaborar com denúncias que ajudem o Sistema de Segurança a cumprir as medidas necessárias para conter o avanço da pandemia. Por meio do Centro Integrado de Operações (Ciosp), o sistema recebeu, durante o fim de semana, 383 queixas que geraram ocorrência por desobediência às medidas contidas em decreto. As ações de fiscalização continuam durante a semana, nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Considero positivo e satisfatório o trabalho desenvolvido pelos órgãos e instituições do Sistema de Segurança Pública estadual e municipal, tanto na capital como no interior. Este foi o primeiro fim de semana com a suspensão de todas as atividades e continuaremos a fiscalização durante toda a semana, trazendo o aperfeiçoamento necessário para que se torne ainda mais eficaz. Peço a colaboração de todos, para juntos sairmos o quanto antes dessa pandemia”, destacou Paulo Cezar dos Santos, secretário de Estado de Segurança.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Campanha suja em Feijó

TODA vez que surge uma candidatura que navega fora do sistema e que se torna…

28/09/2024

O aniversário de Cruzeiro do Sul, a 2a maior cidade do Estado do Acre

Conhecida por suas ladeiras, arquitetura alemã e potencialidades turísticas, a segunda maior cidade do estado,…

28/09/2024

PISO DA ENFERMAGEM: valores de setembro já podem ser consultados; saiba quanto vem para o Acre

Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro…

28/09/2024

MUDANÇAS CLIMÁTICAS imagens mostram devastação em aldeias indígenas do Acre

  Por CPI Acre --- Extremos provocados pelas mudanças climáticas vêm afetando em curtos espaço…

28/09/2024

Pesquisa traça perfil ideológico dos eleitores brasileiros: 31% dos acreanos são de direita

Levantamento realizado pelo DataSenado revela como fatores como região, raça, gênero, religião, renda e escolaridade…

28/09/2024

Força Nacional do SUS: Atuação no combate às emergências climáticas no Brasil

As mudanças climáticas têm provocado uma série de emergências em todo o Brasil, exigindo respostas…

28/09/2024