Blog do Crica

A rebelião dos insensatos

ANTES DE MANAUS explodir com a falta de leitos hospitalares, falta de oxigênio e mortes pelo Covid-19 em um grau recorde, o governo amazonense decretou o fechamento do comércio não essencial para conter a pandemia.

Insuflados pelos empresários negacionistas da ciência, os terraplanistas e companhia limitada, pipocaram manifestações nas ruas pela reabertura, e o governador do Amazonas, covardemente cedeu, trocando a manutenção da vida pela abertura da porta para a morte. E esta veio em grande escala, fato que abalou o país.

Pois bem, os negacionistas da ciência destas bandas estão motivando os seus empregados a irem para as ruas de Rio Branco fazer um protesto, em princípio marcado para hoje. É a rebelião dos insensatos.

Na verdade, são massa de manobra, que os gananciosos do lucro costumam açular nos momentos de crise. É hora de todos, de uma forma ou de outra, colaborar para brecar a contaminação que levou o estado para a faixa vermelha.

O governador Gladson Cameli não pode se acovardar como fez o governador do Amazonas, porque se o sistema de saúde entrar em colapso total – e estamos perto desta etapa – a cobrança pelo aumento do número de mortes; que com certeza virá, não será debitada na conta política dos empresários, mas na conta do governo.

Governador Gladson Cameli, a hora não é de aumentar o lucro empresarial, mas de evitar novas mortes. E quando se trata de preservar vidas, não há o que pensar.

NOVELA DO COITADINHO, NÃO!

E VAMOS parar com esta novela do coitadinho, porque se o estado, e principalmente a capital, chegou neste estágio de quase colapso do sistema de saúde, foi porque grande parte dos que condenam o fechamento foram os primeiros a aglomerar, não usar máscaras e promover festas do Covid. Depois, exigem leitos nas UTIs.

A POLÍTICA ENSINA LIÇÕES

O MESMO “Centrão” ao qual o Bolsonaro se juntou para eleger o “Papa do Centrão” – deputado federal Artur Lira – a presidente da Câmara Federal, é o mesmo grupo que se aliou ao governo do Lula e se enredou na Lava Jato.

FRASE SÁBIA

O SENADOR Renam Calheiros (MDB) proferiu uma frase sábia, sobre como funciona a política no plano real: “Você pode até se eleger com as redes sociais, mas ninguém governa sem a classe política”. O Bolsonaro caiu na real.

POLÍTICA DE SÃO FRANCISCO

DENTRO DO SISTEMA político brasileiro ninguém governa só. Ou adere à política de São Francisco do é dando cargos que se recebe apoio, ou se acaba. Ou o Bolsonaro entrava neste jogo, ou cairia como o Collor e a Dilma.

PEDRA NOVENTA

O QUE ACONSELHAM o governador Gladson a entrar em brigas políticas, estão enganados se acham que vão fragilizar o prefeito Mazinho, com perseguição ao seu grupo. O Mazinho é “pedra noventa”, não se quebra.

NÃO ESTUDARAM TABUADA?

E AINDA por cima, estão fazendo a conta errada. O  Mazinho se reelegeu; terá mais quatro anos de mandato, e em 2022, quem for candidato majoritário vai precisar do seu apoio em Sena Madureira, um dos maiores colégios eleitorais do estado. Não estudaram tabuada?

NÃO QUER DIZER NADA

QUEIRAM ou não, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) é uma das maiores lideranças do Juruá, não teve o seu prestígio abalado, por a prefeitura ficar nas mãos de um grupo rival. Não se perde o que não se tinha.

CARISMA PESSOAL

A FORÇA da deputada federal Jéssica Sales (MDB), é  fruto de uma interação constante com o eleitorado, o que lhe deu um carisma pessoal. O resto é papo furado.

FORA DA REALIDADE

O DEPUTADO Roberto Duarte (MDB) está fora da realidade ao propor como alternativa ao fechamento do comércio, se fazer campanhas educativas do uso de máscara e álcool gel. Uma proposta fora da realidade.

DESAFIO CONSTANTE

O QUE SE VIU em plena pandemia foi uma afronta constante às recomendações de medidas protetivas, ninguém seguiu nada; não se levou a sério, e o quase colapso da rede hospitalar pública é resultante disso.

NEM O GERLEN AGUENTOU!

NÃO CONHEÇO na ALEAC ninguém mais bolsonarista do que o deputado Gerlen Diniz (PP). A sua declaração de que o Bolsonaro cometeu um “crime contra o povo brasileiro”, com a má condução da pandemia, foi um desabafo com sentido. Ao Rei, tudo; menos a honra.

NÃO LEVOU A SÉRIO

E NÃO ADIANTA ESTES ARROUBOS de fanáticos, o governo federal não se planejou para uma grande campanha de vacinação, porque sempre minimizou o poder letal do vírus do Covid. E, a população paga o preço com milhares de mortes.

BELO PAPEL

O MP estadual tem cumprido o seu papel no combate à pandemia, com campanhas e posicionamentos firmes da Procuradora-Chefe Katia Rejane, que optou pela ciência.

UMA PERDA

POR MAIS que o deputado federal Léo de Brito (PT) tente minimizar o estrago eleitoral, este será grande no Alto Acre, com a candidatura da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), para deputada federal. Era um trunfo que, ele contava para a sua reeleição em 2022.

PASSO DE JABOTI

A VACINAÇÃO no Acre caminha a passos de jaboti. Estamos entre os estados que menos vacinaram a população. Não se pode culpar nem o governador e nem o prefeito. A incúria é unicamente do governo federal.

NÃO SEI QUE BICHO VAI DAR

O PREFEITO Tião Bocalom dá um salto no escuro ao não ter nenhum líder na Câmara Municipal de Rio Branco, e nem formar uma base de apoio. Nunca vi isso. A pólvora, já inventaram, vamos ver que bicho é que vai dar no fim.

FRASE MARCANTE

“AQUILO que desesperadamente procuramos pode ser aquilo que já possuímos”. Harvey Cox.

Luis Carlos Moreira Jorge
Compartilhe
Publicado por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

Confira as orientações para o Enade 2024, que ocorre neste domingo (24)

No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…

23/11/2024

O ADEUS A FLAVIANO MELO

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024