Categorias: Notícias

Mata pré-colombiana do Acre era cortada por rede de estradas perto de geoglifos   

As  florestas do Acre eram cortadas por uma rede  de estradas antes da chegada dos europeus na região. Essas estradas  podiam alcançar alguns quilômetros de extensão e conectavam aldeias construídas em cima de pequenos morros artificiais.  

Além de reforçar a tese  de que a Amazônia era ocupada por grandes povoamentos não somente nas proximidades dos grandes rios como em seu interior também -e aumentam substancialmente o mistério envolvendo os geoglifos do Acre, já que essas estradas estão  próximas deles apesas de serem estruturas construídas em períodos diferentes da história.  

As estradas serviam não apenas para ligar um assentamento ao outro como também para facilitar o acesso da população pré-histórica aos cursos de água na região. Os geoglifos estão invariavelmente perto de curso fontes de água.  

“Nossos dados recentes, coletados usando imagens de sensoriamento remoto e pesquisas de veículos aéreos não tripulados, revelam o extremamente bem definida a  padronização de vilas de praças arqueológicas no estado brasileiro do Acre em termos de tamanho, layout, cronologia e cultura material”, diz o estudo assinado por pesquisadores de vários países.  

As aldeias compreendem vários montes de terra dispostos em torno de praças centrais e estradas que se irradiam ou convergem entre os sitios.  

As estradas conectavam as aldeias situadas a distâncias que varia de 2 a 10 quilômetros  umas das outras no leste do Acre.  

“Nosso estudo atesta a existência de grandes populações interfluviais sedentárias que compartilham as mesmas identidades socioculturais, bem como padrões estruturados de movimento e o planejamento espacial em relação às redes viárias em operação durante o período pré-colonial tardio. As aldeias-praça do Acre mostram semelhança com as comunidades bem documentadas organizadas por redes viárias nas regiões do Alto Xingu e Llanos de Mojos”, diz o estudo. Llano de Mojos é uma região da Bolívia.   

Levando em consideração evidências etno-históricas e etnográficas, bem como a presença de sítios arqueológicos e características de terraplenagem comparáveis ao longo da margem sul da Amazônia, os pesquisadores sugerem  que as aldeias de praça do Acre estavam ligadas por uma rede de estradas inter-regionais para outros territórios vizinhos situados ao longo da borda sul da Amazônia e esse movimento ao longo das estradas era o principal meio de transporte humano nos interflúvios amazônicos. 

O estudo está  publicado no jornal  científico Latin American Antiquity. 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Mazinho adquire patrulha mecanizada com apoio da deputada Meire Serafim

A cidade de Sena Madureira receberá uma nova patrulha mecanizada. Essa conquista, liderada pelo prefeito…

29/04/2024

Com salário de R$ 9 mil, inscrições no concurso de Porto Acre encerram nesta terça

Os interessados em uma das vagas do concurso da prefeitura de Porto Acre, município localizado…

29/04/2024

Bebê de 1 ano é encontrado morto na piscina de casa em Rio Branco

O pequeno B.S.C., de 1 ano e 5 meses, morreu vítima de afogamento na noite…

29/04/2024

Pessoas em situação de rua matam capivara a pauladas no centro de Rio Branco

Nas imagens feitas por uma popular, que não se identificou, um homem aparece acertando o…

29/04/2024

Projeto prevê manutenção de paradas de ônibus através da iniciativa privada

Tramita na Câmara Municipal de Rio Branco projeto de lei de autoria do vereador Marcos…

29/04/2024

Acidente envolvendo ônibus e dois carros deixa trânsito lento na Capital

Um acidente envolvendo um ônibus da linha 501 (Avenida Ceará/UFAC), em Rio Branco, na Avenida…

29/04/2024