Representantes do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 10 de dezembro, na sede da Federaçao das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Durante o encontro, foi dado posse ao Conselho Consultivo da instituição e também foi apresentado um documento, denominado “Rotas do Desenvolvimento”, que reúne propostas e iniciativas a serem implementadas até 2025 para desenvolver diferentes setores econômicos do Acre.
O presidente da Federação das Indústrias do Acre e do Fórum, José Adriano, detalhou que as Rotas do Desenvolvimento são a sistematização de debates e iniciativas encaminhadas ao longo dos dois últimos anos, no âmbito do Fórum Permanente de Desenvolvimento, e representam caminhos para o crescimento de seis setores econômicos: Turismo, Economia Criativa, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, Construção Civil e Comércio Exterior.
“Por meio de um excelente trabalho das câmaras técnicas, o Fórum documentou os desafios de cada um desses setores e apontou pautas estratégicas que precisam ser executadas para um futuro desejado, a partir de 2025. Além disso, estamos bastante entusiasmados com esse novo formato do Fórum, que passa a ser empresarial, com personalidade jurídica própria e tendo assim total autonomia em suas ações, podendo, por exemplo, atuar na captação de recursos para projetos que contribuam para o desenvolvimento do Acre”, ressaltou José Adriano.
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (Faeac) e da Câmara Técnica do Agronegócio do Fórum, Assuero Veronez, diz que o Fórum pode auxiliar muito o governo na definição de metas, projetos a serem implementados e funcionará como um farol que direcionará caminhos a serem percorridos pelos setores econômicos do estado.
“Houve um trabalho intenso das câmaras técnicas na coleta de números e em um planejamento com perspectivas para investimentos. No ramo do agronegócio, em específico, temos algumas ideias que precisam ser desenvolvidas, como a cultura do café, do cacau, açaí, mandioca e outras, que são permanentes e que podem possibilitar aos produtores trabalharem com segurança. Precisamos ter políticas públicas adequadas para isso e queremos desenvolvê-las em uma atuação conjunta do Fórum e governo do Estado”, salientou Veronez.
Presente à reunião, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Estado, Anderson Abreu, enalteceu o trabalho que tem sido realizado pelo Fórum de Desenvolvimento. “Desde o ano passado tenho acompanhado as reuniões das câmaras técnicas, sempre com discussões importantes sobre as problemáticas e apontando soluções para que, juntos, possamos dar encaminhamento às propostas para desenvolver o Acre. Em 2021, acreditamos que essa pandemia irá acabar e vamos executar as ações necessárias para gerar mais oportunidades de trabalho e melhoria de renda da população”, assinalou o secretário.
Também participaram da reunião o coordenador institucional do Fórum, Jorge Tomás, o coordenador do Observatório do Desenvolvimento, Orlando Sabino, o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, a secretária de Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, além de outros representantes de instituições e membros de câmaras técnicas.
Saiba mais sobre o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre
O Fórum Empresarial é coordenado pelas Federações do Comércio (Fecomércio), Fieac e Faeac que são responsáveis por mantê-lo. A instituição passa a atuar com personalidade jurídica própria, tendo assim total autonomia em suas ações. O Conselho empossado na quinta-feira, 10 de dezembro, é formado por todos os integrantes do Conselho Deliberativo e complementado por outras instituições, órgãos e entidades, estabelecidas no Acre, convidadas oficialmente pelo presidente do Fórum. Os membros convidados foram: Federacre, Governo do Estado do Acre (representado pelos secretários de Indústria, Anderson Abreu; e de Turismo, Eliane Sinhasique), Sebrae/AC, Ufac, Ifac, Embrapa/AC, Banco do Brasil, Banco da Amazônia (BASA), Caixa Econômica, Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Prefeitura de Rio Branco, Suframa e IBGE.
Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…
No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…
A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…
Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…
No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…