Política

Estado dá importante passo para o funcionamento da ZPE

Depois de nove anos de muitas propostas, projetos e parcerias, nesta terça-feria, 8, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) teve seu capítulo mais decisivo até aqui iniciado no Palácio Rio Branco. O governador Gladson Cameli e o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Anderson Abreu, receberam do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, o Alvará de Construção e a Carta de Habite-se, documentos que possibilitam a entrada de investimentos para a ZPE.

A ação foi fruto da parceria entre o Governo do Estado do Acre, por meio da Seict, e a prefeitura de Senador Guiomard, que colaborou para que todos os trâmites fossem concluídos em poucos dias.

“O que não foi feito em nove anos, a prefeitura e o governo fizeram em apenas 12 dias. O governo é de todos. Governamos para a população, não importando o partido ou se é ano eleitoral. É preciso que o Estado tenha o apoio das secretarias e prefeituras e eu valorizo o trabalho dos envolvidos, pela competência e pelo trabalho”, afirma  o governador Gladson Cameli.

Para Cameli, o sucesso da ZPE é o sucesso do Estado. “É com a regularização desses documentos que daremos condição e segurança a quem vai investir. Se a prefeitura e governo não se unissem, isso nunca sairia do papel. Senador Guiomard tem tudo para ser, no futuro, um grande polo industrial, e cabe a nós, gestores, darmos condições a quem quer investir e melhorar a infraestrutura da cidade e qualidade de vida para o povo”, destaca o governador.

Anderson Abreu, da Seict, também valoriza o trabalho feito em conjunto, especialmente da Indústria do Estado. “Quero agradecer o empenho do prefeito André, do governador Gladson e da equipe da Seict, que possibilitaram a concretização desse projeto. A conclusão rápida dos trâmites burocráticos só foi possível graças ao trabalho árduo e diário de pessoas como Marcos Morais, diretor da Seict, que não cessaram esforços para que a ZPE saísse do papel”.

O prefeito André Maia destaca os benefícios que a ZPE trará para os habitantes de sua cidade. “Com a ZPE, podemos criar milhares de empregos e seremos (Senador Guiomard) a porta de entrada para o Acre e para o Brasil de investimentos estrangeiros de grande porte. Este acordo sem dúvida é um momento histórico para o povo de Senador Guiomard e também para o Estado do Acre”.

Com a regularização do Alvará de Construção e da Carta de Habite-se, a ZPE entrará no processo para a sua venda através de leilão público, possível por meio do laudo contábil para integralização de capital, com expectativa de funcionamento ainda na gestão Gladson Cameli. Uma das metas do governo é a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação do Acre ligadas à exportação de carne bovina, aumentando significativamente os investimentos de capital estrangeiro no estado.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Operação da PF prende homem suspeito de abuso sexual infantojuvenil no Acre

Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16/5), a operação Short Net, que visa combater o armazenamento…

16/05/2024

INPI divulga lista de aprovados no concurso. Confira

aiu nesta quinta-feira (16) o resultado final do concurso público do INPI no Diário Oficial…

16/05/2024

Governo propõe reajuste de até 43% a professores federais

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)…

16/05/2024

A adesão do Acre à campanha “24 horas pelo glaucoma”, de saúde dos olhos

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), uniu-se, nesta…

16/05/2024

Gladson fica no cargo com amplo direito de defesa

NÃO causou surpresa ao BLOG a decisão de ontem do STJ de não afastar o…

16/05/2024

Festival de quadrilhas agita Vale do Abunã em junho

Já está virando tradição o Plácido Caipira e ficando evidente que na gestão do Prefeito…

16/05/2024