Notícias

Raro fenômeno astronômico será visto hoje (5/9) às 21h36 em Rio Branco

Durante as noites de setembro o planeta Marte pode ser facilmente observado a olho nu, mesmo nas grandes cidades com poluição luminosa. Na virada deste sábado, dia 5 de setembro,  para  domingo, grande parte do Brasil poderá observar com telescópio a ocultação de Marte pela Lua.

Parte deste evento astronômico poderá ser acompanhada a olho nu, mesmo nas cidades sem poluição luminosa. Porém, o momento mais especial deste evento astronômico, a ocultação de Marte pela Lua, só poderá ser observada com telescópio, porque nosso satélite natural estará com 86% do seu disco iluminado.

Este ano, o Brasil será um local privilegiado para apreciar o esconde-esconde entre a Lua e o planeta vermelho. O tempo vai ajudar, já que a grande massa de ar seco que está sobre o Brasil deixa quase todo o país com tempo firme, com pouca nebulosidade. A condição de ar bastante seco também é um fator que colabora para a observação astronômica.

O próximo evento como este visível no Brasil será só em 2023, mas a visibilidade não será tão boa como este ano.

Cerca de uma hora antes da ocultação de Marte, esse belo planeta de cor avermelhada poderá ser observado facilmente a olho nu, mesmo nas cidades com poluição luminosa. Seu brilho aparente, chamado de magnitude, será cada vez mais ofuscado à medida que se aproxima da Lua. Até que, num determinado momento que antecede a ocultação, a observação a olho nu será impossível de ser realizada. Daí a necessidade de ter um telescópio para contemplação do evento.

Para quem possui telescópio é importante manter seu instrumento óptico no planeta Marte. Ou seja, não é aconselhado direcionar o telescópio para a Lua, pois saber o exato local que Marte irá ser ocultado, depende de cada latitude e longitude que o observador estiver. Desta forma, é muito mais simples deixar o telescópio “apontado” para Marte e “seguir” este planeta cerca de uma hora antes do início da ocultação.

Após a ocultação de Marte pela Lua, ou seja, o momento chamado de imersão, vale deixar o telescópio acompanhando o planeta Marte, pois o final do evento é marcado pela emersão, ou seja, momento que o planeta Marte reaparece. Novamente, esse exato instante que o planeta Marte reaparece, só poderá ser contemplado com o auxílio de um telescópio. À partir de então, com o avançar dos minutos, a observação a olho nu começa a ser cada vez mais fácil de ser realizada, até quando Marte estará relativamente afastado da Lua, a contemplação a olho nu de Marte volta a ser totalmente possível de ser realizada, mesmo para quem estiver nas cidades com poluição luminosa.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Com antecipação de um ano, 5G está liberado para todo o Brasil

A tecnologia 5G está liberada para ser implantada em todos os 5,5 mil municípios do…

26/11/2024

DPE/AC divulga lista de inscritos para vaga de assessor jurídico

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) divulgou nesta terça-feira, 26, a lista preliminar de inscritos…

26/11/2024

Inspeção apreende 685 kg de carne imprópria em presídio no Acre

Uma ação conjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Vigilância Sanitária…

26/11/2024

Black Friday: mais de 83% dos comerciantes do Acre apostam no crescimento das vendas

Com a proximidade da Black Friday, os empresários de Rio Branco demonstram otimismo com as…

26/11/2024

Moraes envia inquérito do golpe à PGR e derruba sigilo do relatório

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (26), o…

26/11/2024

Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado

Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está…

26/11/2024