Categorias: DestaquePolítica

Capital avança para faixa laranja e Prefeitura orienta protocolo de reabertura do comércio

Na segunda classificação de risco definida pelo Pacto Acre sem Covid, Rio Branco avança para a faixa laranja e com isso algumas das atividades econômicas suspensas devido à pandemia poderão retomar seu funcionamento obedecendo protocolos orientados pela Prefeitura de Rio Branco.

O relatório técnico elaborado pelo governo do Estado foi divulgado nesta segunda-feira (20) e mostrou que todas as demais regionais que ainda estavam na faixa vermelha, de emergência, também avançaram na análise dos indicadores dos últimos 14 dias.

A faixa laranja é a segunda de quatro na escala de contenção da propagação do novo coronavirus e indica situação de alerta. A meta é atingir a verde, de cuidado, mas o próximo passo ainda é chegar à amarela, de atenção.

“Conseguimos uma vitoria parcial que pode ser perdida se não cuidarmos para que as medidas restritivas continuem sendo obedecidas. Agora, é preciso um envolvimento muito maior da população, de todos nós, no sentido de redobrarmos os cuidados com o reinício das atividades permitidas. Que seja um reinicio organizado, que as medidas de cuidado individuais e coletivas continuem sendo tomadas para garantir a nossa segurança e evitar um novo avanço do vírus”, alertou o médico Osvaldo Leal, coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavirus.

Os indicadores avaliados para a reclassificação apontam uma taxa de distanciamento social de 45%, de ocupação de leitos de enfermaria em 47% e de leitos de UTI em 70%, sendo que este último, de acordo com coordenadora do Grupo de Apoio Acre sem Covid, Karolina Sabino, faz a diferença, embora a avaliação seja determinada pelo conjunto.

“A redução ainda é tímida e tudo é em efeito cascata, a diminuição de óbitos, internações. Houve uma expansão de leitos e por isso a gente consegue ver o reflexo. Mas não é só um indicador que determina e sim todos em conjunto. Por isso é preciso o esforço da população de se resguardar para evitar a proliferação viral. Quem pude se isole, quem não puder tome os cuidados sanitários e mantenha o distanciamento”, destacou ela.

O trabalho de avaliação dos indicadores que determinam as faixas definididas no Pacto Acre sem Covid, é realizado em parceria com os gestores municipais que orientam os protocolos de retomada das atividades

A seguir o Manual Rio Branco sem Covid contendo o que pode reabrir na faixa laranja e quais os protocolos e critérios determinados pela Prefeitura de Rio Branco.

Clique aqui para saber

VEJA OS DECRETOS NA ÍNTEGRA

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024

SEMANA DE CIDADANIA FISCAL o necessário debate sobre a importância social dos tributos no Acre

Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…

24/11/2024

Confira as orientações para o Enade 2024, que ocorre neste domingo (24)

No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…

23/11/2024