Categorias: Destaque

AC, AM e RO seguem fortalecendo setor produtivo na região de fronteira

O Governo de Rondônia assinou um termo de Cooperação Técnica para integrar ações de fortalecimento entre os estados do Amazonas e Acre. O protocolo de intenções foi assinado na última semana (20) pelo vice-governador, José Jodan, durante a inauguração de uma frigorífico na cidade de Humaitá-AM.

O Protocolo de Intenções de iniciativa do Governo do Estado do  Amazonas, firmado com o estado do Acre, tem como objetivo realizar ações integradas voltadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas prioritárias do agronegócio, alinhados aos programas de governo dos Estados signatários. O termo assinado tem por finalidade a inclusão do estado de Rondônia nas ações que serão desenvolvidas em conjunto com os Estados já participantes.

De acordo com o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, que também esteve presente no evento acompanhando o vice-governador, os governos do Amazonas, Acre e Rondônia estão trabalhando juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a criação do projeto de Desenvolvimento Agropecuário intitulada Amacro, uma união dos estados com o governo federal que visa o desenvolvimento da produção sustentável nas regiões que compõem os três estados. A macrorregião compreenderá o sul amazonense, leste acriano e noroeste rondoniense.

“Esse termo de cooperação técnica dará a oportunidade para a Emater-RO poder atender os produtores do município de Canutama, no Amazonas, que é próximo ao município de Porto Velho, com assistência técnica, elaboração de projeto e acesso ao crédito, onde a área governamental do Amazonas tem dificuldade de atender. Essa união é uma reivindicação antiga dos produtores dessa região”, explicou Padovani.

Durante a inauguração do Frigorífico, o vice-governador José Jodan agradeceu ao convite do governador do Amazonas, Wilson Lima, em nome do governador coronel Marcos Rocha, e disse que o estado de Rondônia é parceiro dos grandes empreendimentos.

O frigorífico inaugurado já possui o certificado do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), gerido pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). O novo empreendimento ajudará na geração de emprego e renda de Humaitá. O objetivo do novo frigorífico é abater 350 cabeças de gado por dia.

Secom/RO

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Sem previsão de frente fria, cidades isoladas terão temperaturas mais altas no Acre

Sem previsão de frente fria neste fim de semana, os municípios mais isolados: Marechal Thaumaturgo,…

03/05/2024

Adolescente armado faz arrastão no Mercado Velho e é detido em perseguição

Um adolescente de 17 anos foi apreendido pelos Policiais Militares do Radio Patrulhamento Motorizado (RPM)…

03/05/2024

Petecão quer construção de Centro para prevenir violência contra jovens

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), reivindicou a implantação…

03/05/2024

DescarboDesativação de usina térmica de Cruzeiro do Sul será como retirar de circulação mais de 95 mil carros

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Estado, com 91,8 mil habitantes de acordo…

03/05/2024

Os motivos que levaram à queda do desemprego no Estado do Acre

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira, 1º, historicamente relembrou o movimento da categoria por…

03/05/2024

Com R$8,4 milhões em investimentos, Manoel Urbano e Rio Branco terão novas unidades básicas de saúde

O Ministério da Saúde anunciou no fim de abril investimentos de R$ 8,4 milhões em…

03/05/2024