Destaque

Acre entra na lista dos Estados onde as doenças respiratórias mais crescem no País

O Boletim Infogripe da Fiocruz indica sinal de queda no país dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). No entanto, há sinalização de crescimento da tendência de longo prazo em cinco estados: Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia e Roraima. O rinovírus permanece como o principal vírus responsável pelos casos de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos nas últimas semanas, enquanto a Sars-CoV-2 (Covid-19) predomina entre os idosos.

Segundo a Fiocruz, a incidência semanal média de SRAG por Covid-19 nas últimas semanas tem apresentado maior impacto nas crianças pequenas e em idosos, enquanto a mortalidade tem sido mais elevada entre os idosos a partir de 65 anos. “No estado do Ceará, mantém-se o aumento de casos de Covid-19 já constatado em boletins anteriores, especialmente entre jovens e adultos, com sinais de desaceleração entre idosos”, afirma a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe.

A pesquisadora informa que o aumento de casos de SRAG entre idosos em diversos estados do Nordeste (Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão), e do Norte (Amazonas, Acre, Pará e Rondônia) sugere uma possível associação com a Covid-19. “No entanto, os dados laboratoriais disponíveis até o momento nesses estados ainda são insuficientes para estabelecer uma associação mais precisa”, esclarece Tatiana. O Boletim registra ainda que em Alagoas e Roraima o cenário ainda é oscilante, mas sugere atenção devido ao aumento de casos de Covid-19 em muitos estados das regiões Norte e Nordeste.

A prevalência de casos positivos, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, foi assim distribuída: 7,7% eram influenza A; 4,9% eram influenza B; 13% eram vírus sincicial respiratório (VSR); 26,9% eram rinovírus; e 41,3% eram Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 7,4% para influenza A; 5,6% para influenza B; 0,9% para VSR; 9,7% para rinovírus; e 74,1% para Sars-CoV-2.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Veja as consequências para o eleitor que não justificou ausência ao 2º turno das Eleições 2024

Os eleitores e eleitoras que não compareceram para votar no 2º turno das Eleições Municipais…

10/01/2025

Os motivos que levam o Acre ao ´Top 10´ da sustentabilidade nacional

O Ranking Estadual de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, avaliação realizada pelo Centro de Liderança…

10/01/2025

Acre encerrou 2024 com redução de 26,67% nas mortes violentas intencionais, diz polícia

O Acre apresentou uma redução de 26,67% nos homicídios ao comparar os meses de novembro…

09/01/2025

Cachorra desaprova brinquedo novo e frustra tutora; assista

Larissa é tutora de uma cachorrinha da raça shih-tzu chamada Maya, que terminou viralizando no…

09/01/2025

VÍDEO: Casal sofre homofobia durante viagem de ônibus; Confira o vídeo

Um casal denunciou ter sido vítima de homofobia durante uma viagem de ônibus entre Balneário…

09/01/2025

Motorista é pego de surpresa e flagra roubo de moto; confira o vídeo

Motoristas que passavam pelo bairro de Pau da Lima, em Salvador, na manhã desta quinta-feira…

09/01/2025