Destaque

Serasa: com 624 novos CNPJs, Acre é o Estado que menos abriu empresas

Em setembro, o país registrou 371.674 novos negócios, conforme apontou o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Essa quantidade representa um aumento de 21,28% em relação ao mesmo período de 2023. Veja no gráfico a seguir as quantidades dos últimos 12 meses:

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, destaca que o ambiente de negócios dinâmico e as políticas governamentais de incentivo ao empreendedorismo têm fomentado a criação de novas empresas no Brasil. “A rápida digitalização também facilita o início das atividades empresariais, exigindo menos capital inicial e reduzindo as barreiras de entrada”, comenta.

Serviços registra o maior número de aberturas

O setor de “Serviços” foi o responsável pela maior parte das novas empresas criadas em setembro (73,4%). Já o segmento menos procurado para empreender foi o “Demais” (1,1%). Veja o detalhamento na tabela a seguir:

Do total de empresas abertas em setembro, mais de 265 mil foram “Microempreendedores Individuais” (MEIs). “Para quem está começando um novo negócio, se tornar MEI é uma das opções mais atrativas, já que oferece baixo custo mensal, isenção de tributos federais, facilidade de cadastro e acesso a benefícios previdenciários, contando com todas as obrigações e direitos de uma pessoa jurídica”, analisa Camila Abdelmalack. Veja mais informações sobre a Natureza Jurídica do Indicador:

Três estados do Sudeste foram os que mais abriram negócios em setembro

Ainda segundo o levantamento, em setembro, três dos quatro estados da região Sudeste foram os que mais concentraram abertura de empresas, com São Paulo liderando o ranking (115.463). Em segundo lugar ficou Minas Gerais (38.953) seguido pelo Rio de Janeiro (29.906) em terceiro. Confira o levantamento completo por Unidades Federativas (UFs) abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas

Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Governo prevê maior entrega de aeroportos dos últimos 10 anos em 2025; Acre é citado

Campanato/Agência Brasil OGoverno Federal atua para impulsionar a infraestrutura aeroportuária. Para 2025, a previsão é…

08/01/2025

Governo brasileiro cumprimenta Zimbábue por abolição da pena de morte

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu nota nesta terça-feira (7) para saudar a abolição…

08/01/2025

BNDES tem edital focado em minerais estratégicos para descarbonização

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conjuntamente com a Financiadora de Estudos…

08/01/2025

Lula agradece Catar por sediar Cúpula da Aliança Global contra a Fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta terça-feira (7), por telefone, com o…

08/01/2025

Isenção tributária, alimentação saudável e muito mais: o pacote do governo para fortalecer a agricultura no Acre

O governo do Acre sancionou nesta terça-feira, 7, por meio de publicação no Diário Oficial…

08/01/2025

ALERTA: ao receber reforço de 15 mil doses, Saúde do Acre recomenda que grupos prioritários se vacinem contra Covid-19

O Acre recebeu 15 mil doses de vacina contra a covid-19, no último sábado, 4.…

08/01/2025